Pedro Gadanho (Foto: Público)

“É a Curadoria a nova Crítica?”. A questão é  levantada por Pedro Gadanho,  Curador de Arquitetura Contemporânea no Departamento de Arquitectura e Design do Museu de Arte Moderna, em Nova Iorque, e vai ser debatida pelo próprio, esta terça-feira,8 de janeiro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Aproveitando uma frase polémica retirada de uma entrevista que lhe foi feita pela revista italiana Domus – ‘Curating is the New Criticism’ -, a conferência servirá para refletir sobre a ascensão da prática da curadoria no campo da arquitetura. Neste regresso ao Porto e à Univesidade, Pedro Gadanho, antigo estudante e professor da Faculdade de Arquitetura (FAUP), vai ainda interrogar o público sobre a possibilidade de a arquitetura, num momento de crise da crítica arquitetónica tradicional, usar os media para alcançar novas audiências, mantendo um olhar e um projeto crítico relativamente aos conteúdos que apresenta.

A conferência permitirá ainda refletir sobre projetos de curadoria realizados, quer numa situação de independência curatorial e em regime free-lance, quer já num contexto institucional como aquele do cargo de curador de arquitetura contemporânea no Museum of Moderna Art, em Nova Iorque.

Pedro Gadanho dividiu a sua atividade entre arquitetura, curadoria, crítica e docência universitária. É mestre em arte e arquitetura e doutorado em arquitetura e mass media pela FAUP  e é o autor de Interiores 01‐010 e de Arquitetura em Público, Prémio FAD de Pensamento e Crítica em 2012. Foi também o editor do bookazine “Beyond, Short-Stories on the Post‐Contemporary”, mantendo o blog Shrapnel Contemporary e ainda contribuições para publicações a nível internacional.

Foi, igualmente, co-director da ExperimentaDesign entre 2001 e 2003, comissário de Metaflux, representação portuguesa na Bienal de Veneza de Arquitectura de 2004, e de mostras como Space Invaders, Post.Rotterdam, e Pancho Guedes, Um Modernista Alternativo. Os seus projetos de arquitetura incluem a Casa Laranja, em Carreço, o Art Center da Fundação Ellipse, a Casa Baltasar, no Porto, e a Casa GMG, em Torres Vedras.

A sessão tem início às 15 horas, no anfiteatro nobre da FLUP. A entrada é livre.