Investigadores de todo o mundo vêm à U.Porto debater o tema da Convergência no ciberjornalismo.

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) recebe, na próxima quinta e sexta-feira (dias 6 e 7 de dezembro) dezenas de investigadores para dois dias de intensa discussão em torno do Ciberjornalismo. O palco será a terceira edição do Congresso Internacional de Ciberjornalismo.

Dedicado ao tema da “convergência”, este congresso servirá para apresentar publicamente 30 comunicações na área do ciberjornalismo. Entre elas destaca-se a que dará a conhecer a “Breadcrumbs”, uma nova rede social criada na U.Porto.

O III Congresso Internacional do Ciberjornalismo conta ainda com um painel de conceituados oradores, entre os quais se destacam nomes como Ramón Salaverría (Universidade de Navarra), Beth Saad (Universidade de S.Paulo), Xosé Pereira (Universidade de Santiago de Compostela), David Domingo, (Université Libre de Bruxelles) e Pedro Araújo e Sá (grupo Cofina). A conferência de encerramento fica a cargo de Jane Singer, professora da Universidade de Iowa.

Para além das comunicações e do programa de conferências, o programa do evento inclui o lançamento do livro “Ciberjornalismo, Modelos de Negócio e Redes Sociais“, de Helder Bastos e Fernando Zamith (ambos docentes da FLUP), e o anúncio dos vencedores dos Prémios de Ciberjornalismo 2012.

O III Congresso Internacional de Ciberjornalismo é organizado pelo Observatório do Ciberjornalismo (ObCiber), em colaboração com o Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.MEDIA) e FLUP, e com o apoio do Centro para as Ciências da Comunicação (C2COM) da U.Porto, Reitoria da U.Porto e projeto Comunicamos.

As sessões terão lugar no anfiteatro nobre da FLUP e as línguas oficiais são o Português, o Espanhol e o Inglês.