Óscar Lopes é a Figura Eminente da U.Porto 2018. (Foto: DR)

“Óscar Lopes e a Linguagem: o Olhar de um Cientista” é o nome da conferência que vai homenagear a Figura Eminente 2018 da Universidade do Porto na Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP). A conversa, guiada por Inês Duarte, acontece no dia 7 de junho, pelas 16h00, no Anfiteatro Nobre da FLUP.

Óscar Lopes foi o primeiro diretor da FLUP no pós-25 de abril e “um humanista e um sábio de muitos saberes”, nas palavras de Isabel Pires de Lima e Fátima Oliveira, professoras da FLUP e comissárias da iniciativa.

“Desde os seus tempos de estudante, Óscar Lopes manteve a firme convicção de que, sem formalização lógico-matemática, não poderia haver conhecimento científico sobre a linguagem humana, mas apenas “metafísica gramatical” (Óscar Lopes, 1947)”, explica a organização. A sua obra, “Gramática simbólica do português”, marca reconhecidamente o início da Linguística “moderna” em Portugal.

É esta perspetiva de cientista sobre a linguagem que vai ser apresentada na FLUP. Inês Duarte, Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e coautora da Gramática da Língua Portuguesa, vai ser a palestrante convidada para explorar o tema. A professora e investigadora foi uma das participantes na elaboração do livro “Sentido que a Vida Faz. Estudos para Óscar Lopes”, publicado em 1997. Foi também coordenadora e ainda participa no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL).

Com entrada é livre, a conferência faz parte do programa de celebração da Figura Eminente 2018, que se comemora até novembro.