A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) está a organizar, em parceria com o Instituto Camões, a primeira edição totalmente online do CAPPLE – Curso de Atualização para Professores de Português como Língua Estrangeira, a decorrer, em modalidade a distância entre os dias 13 e 24 de julho.

Este curso, que se realiza na FLUP desde 2007, em modalidade presencial, integra-se num plano de formação contínua que visa responder às necessidades de atualização científica e pedagógica de docentes que lecionam português / língua não materna nos mais diversos contextos de atuação.

Os principais objetivos passam por dotar os participantes de saberes alicerçados nas mais recentes investigações da linguística, literatura, cultura, história e sociedade, promovendo, assim, as suas competências de operacionalização dos conteúdos programáticos vigentes. Por outro lado, procura-se articular esse conhecimento com um trabalho aprofundado dos documentos reguladores e os contributos mais recentes da investigação na área da didática.

Com a realização do curso em regime a distância, pretende-se então ultrapassar os atuais constrangimentos à formação presencial decorrentes da pandemia da Covid-19. A iniciativa não se esgotará, contudo, nesta edição. A ideia é que seja mantida em edições futuras – em paralelo com a realização do curso em formato presencial – como forma de dar resposta a necessidades e disponibilidades diferenciadas de um conjunto alargado de docentes em termos de área geográfica e de disponibilidade horária.

O curso será realizado através das plataformas Zoom Colibri e moodle.up.pt, com o apoio das Tecnologias Educativas da U. Porto.

O curso é creditado com 3 ECTS – Sistema Europeu de Acumulação e Transferência de Créditos e releva para a progressão na carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300, com creditação do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC: ACC-108227/20).

Mais informações aqui.