Isabel Pires de Lima

Isabel Pires de Lima vai falar sobre “O tempo dos “inutensílios”: o Lugar das Humanidades na Contemporaneidade”. (Foto: Egídio Santos / U.Porto)

Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) promove no próximo dia 8 de outubro a Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2015/2016, uma cerimónia que pretende reforçar o sentimento de pertença da comunidade académica à instituição.

A lição de Sapiência será proferida pela professora da FLUP e antiga ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, e que terá como tema: “O tempo dos “‘inutensílios'”: o Lugar das Humanidades na Contemporaneidade”.

Tal como acontece todos os anos, serão também homenageados os membros da comunidade académica que se aposentaram, os docentes que realizaram com sucesso as suas provas de agregação e todos aqueles que obtiveram o grau de Doutor.

Numa altura em que se comemoram os 20 anos da inauguração do edifício onde atualmente está instalada a FLUP, será ainda inaugurada uma exposição, essencialmente fotográfica, que percorre cronologicamente as duas décadas de vida da casa das ciências sociais e humanas.

A par desta, está também patente no hall da Biblioteca Central uma mostra bibliográfica, que, de algum modo, espelha a produção cientifica desenvolvida na faculdade. É apenas composta por edições e coedições da FLUP, atualmente a unidade orgânica da U.Porto, que mais títulos possui em catálogo.

Por fim, será servido um Porto de Honra no novo espaço da FLUP, FLUP Caffé, ao mesmo tempo que decorrerá o descerramento do baixo-relevo alusivo ao PEUS “O conhecimento é o caminho”.

A sessão tem início às 17h00 no anfiteatro nobre da FLUP.

entrada é livre.