Foi tomar um café e esqueceu-se das moedas? Não tem troco para usar as máquinas automáticas de vending? Quem se deparar com um destes cenários nos espaços da Faculdade Letras da Universidade do Porto (FLUP) já não precisará de voltar atrás nem trocar dinheiro. Basta usar a Virtual Caffè, uma aplicação móvel criada com o objetivo de promover a inclusão e integração de todos os membros da comunidade académica, mas que conquistou uma relevância ainda maior em tempos de pandemia.

Desenvolvida de raiz pelo Serviço de Informática da FLUP, a app foi originalmente pensada para pessoas invisuais ou com visão reduzida, de modo a que, através dos leitores de ecrã dos seus smartphones, pudessem escolher a bebida pretendida com total autonomia e sem necessidade de contacto com as máquinas automáticas de vending existentes na faculdade.

Para usar este “café virtual”, basta então dirigir-se junto de uma máquina de bebidas quentes “ASuper2000” (localizadas nos vários pisos da FLUP), abrir a app, selecionar a opção “Comprar”, seguida de “Ler código QR”, e aproximar a câmara do telemóvel do QR Code da máquina. Depois, é só selecionar a bebida e quantidade de açúcar pretendidas com o smartphone, aguardar enquanto a bebida é preparada e retirar o copo no final.

A “app” permite escolher a bebida pretendida em poucos passos e sem qualquer interação física com as máquinas. (Foto: DR)

Para além da acessibilidade, a integração foi outra das preocupações no desenvolvimento da app, pois o valor da bebida selecionada é deduzido do saldo do cartão U.PORTO. A aplicação também não exige a criação de uma conta para fazer login, bastando usar o endereço de e-mail da FLUP ([email protected]) e as respetivas credenciais.

Mas as vantagens não ficar por aqui, Para além de tornar as máquinas de vending mais universais e acessíveis a qualquer pessoa, a aplicação ganha uma utilidade ainda maior no contexto atual de pandemia de COVID-19, uma vez que evita o o toque nas máquinas e o manuseio de moedas pelos seus utilizadores.

A Virtual Caffè está disponível para download gratuito, para os sistemas Android e iOS.