As freguesias de São João Baptista da Foz do Douro (Porto) e de São Pedro da Afurada (Vila Nova de Gaia) receberam, durante os meses de junho e julho, a primeira edição da unidade de formação contínua em “Envolvimento das Comunidades na Valorização do Património Local”, promovida pelo Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), e pelo CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória».

Inserida no “Programa de Formação Multidisciplinar da U. Porto – Impulso Adultos, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), esta formação inovadora teve como objetivo proporcionar aos 17 participantes – todos eles provenientes das duas freguesias envolvidas – um novo olhar sobre as suas comunidades e respetivas práticas culturais.

Com responsabilidade científica e pedagógica das docentes Ana Cristina Sousa e Maria Leonor Botelho (DCTP/FLUP e CITCEM/FLUP), a formação foi conduzida por Cátia Oliveira e Marisa Santos, ambas estudantes do Doutoramento em Estudos de Património – especialização em História da Arte – da FLUP.

Através da realização de laboratórios de aprendizagem ocorridos preferencialmente no terreno, pretendeu-se promover o diálogo e o sentido de participação dos agentes locais, e em particular das próprias comunidades, estimulando o reconhecimento e práticas de valorização do património de proximidade.

Para além da FLUP e do CITCEM, a unidade de formação contínua em “Envolvimento das Comunidades na Valorização do Património Local” contou com a parceria da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, da União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada, da Paróquia de São João Baptista da Foz do Douro e da Paróquia de São Pedro da Afurada.

Os resultados do projeto vão ser apresentados no próximo dia 23 de setembro, no Anfiteatro Nobre da FLUP, numa sessão pública inserida no contexto das Jornadas Europeias do Património 2022 – Património Sustentável,

A sessão terá início pelas 14h30 (ver programa) e tem entrada livre.