A Câmara Municipal do Porto, em parceria com o CITCEM (Centro Interdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória») da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), exibe, até ao próximo dia 30 de março, no átrio dos Paços do Concelho, a exposição “D. Pedro, a Independência e o Porto”.

Integrada nas comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, esta exposição – inaugurada a 29 de dezembro – evoca o papel de D. Pedro (I do Brasil e IV de Portugal) na independência da nação brasileira, no triunfo da causa liberal, bem como a relação estreita que teve com a cidade do Porto.

Comissariada por Conceição Meireles Pereira, investigadora do CITCEM e docente do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da FLUP, “D. Pedro, a Independência e o Porto” reúne cerca de duas centenas de objetos, entre originais e reproduções. O espólio inclui “quadros a óleo, gravuras, documentos, partituras, uniforme e armamento, moedas, entre outras peças de elevado valor histórico, provenientes de instituições nacionais e estrangeiras”, destaca a CMP.

A exposição assume-se também como “amiga do ambiente”, devido à aposta em materiais e procedimentos sustentáveis. Exemplos disso são a utilização de tintas de impressão 100% ecológicas e sem poluentes de ar prejudiciais, a produção de tecidos a partir de plásticos retirados dos oceanos; a iluminação constituída por leds de muito baixo consumo, ou o uso de acrílicos reciclados e colados a laser.

A exposição “D. Pedro, a Independência do Brasil e o Porto” pode ser visitada até 30 de março de 2023. A entrada é livre.