No âmbito do projeto europeu 1Planet4All, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), em parceria com a Organização Não Governamental para o Desenvolvimento VIDA, desenvolveu o website Escolas pelo Planeta, que pretende reunir em si iniciativas de escolas nacionais, de ensino básico e secundário, relacionadas com a consciencialização e o combate às alterações climáticas.

Este novo website assume-se como um espaço de partilha e de inspiração para todas as escolas que têm como objetivo tomar ação pelo clima, ao consciencializar para o tema ou através da divulgação e partilha de iniciativas. Estas, por sua vez, podem ser organizadas por professores, mas, também, por estudantes, de forma a incentivar o envolvimento dos jovens em idade escolar na temática das alterações climáticas.

José Azevedo, responsável pelo projeto na FLUP, revela que “a comunidade escolar tem um papel fundamental” no combate às alterações climáticas. é nesse contexto que o Escolas pelo Planeta visa ”criar uma rede, uma comunidade em torno de um tema que nos afeta a todos”. Pretende-se desta forma “dar a conhecer as atividades que as escolas de todo o país estão já a desenvolver, motivar aquelas que estão ainda a dar os primeiros passos e promover a troca de ideias de ações que cada Escola pode implementar”, diz o docente.

Os professores ou estudantes interessados em fazer parte da rede têm de preencher um formulário, no qual é necessário descrever a iniciativa que está a ser desenvolvida ou indicar interesse em ter acesso a sugestões.

O Escolas pelo Planeta disponibiliza ainda uma secção informativa, que irá crescer com o passar do tempo, na qual são publicados artigos desenvolvidos pela equipa e, também, por jovens ativistas que querem partilhar as suas preocupações e ações. A estes junta-se ainda o contributo de estudantes do Mestrado de Ciências da Comunicação da FLUP, tendo0 em vista o desenvolvimento uma rede de jornalismo e comunicação ambiental.

O website disponibiliza, ainda, recursos educativos para as escolas, tais como um manual sobre literacia mediática em relação ao tema das alterações climáticas e um manual sobre como abordar o tópico em conversas informais.

O Projeto 1Planet4All

O projeto europeu 1Planet4All resulta de uma aliança de 14 organizações não-governamentais na Europa, da qual a VIDA faz parte. Tendo como mote “Empowering youth, living EU values, tackling climate change”, pretende promover a consciencialização e o entendimento crítico dos jovens europeus de 12 estados-membros da União Europeia em relação às alterações climáticas enquanto ameaça aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e inspirar o seu envolvimento ativo em ações para a construção de comunidades climate-smart.

O projeto pretende aproximar as realidades do Norte e do Sul Global e assumir uma dimensão de interconexão e de solidariedade, uma vez que as alterações climáticas são uma causa comum.