A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) integra o consórcio de 27 de escolas europeias de jornalismo responsável pelo desenvolvimento de um novo Massive Open Online Course (MOOC) direcionado para o ensino da cobertura jornalística das Políticas de Coesão da União Europeia.

Intitulado “Covering Cohesion Policy in Europe – Training MOOC for European Journalism Students” (COPE), o curso consistirá em 14 módulos em inglês, com conteúdos focados nas Políticas de Coesão da União Europeia, que visam o fortalecimento da coesão social e económica no espaço europeu. Esses conteúdos serão depois traduzidos para as diferentes línguas nacionais da União Europeia.

No início de 2024, o curso será testado por estudantes de Jornalismo em todas as 27 universidades envolvidas no projeto. Futuramente, todas as instituições com licenciaturas em Jornalismo terão acesso a este material de ensino.

O projeto COPE foi lançado em janeiro num evento realizado na Erich Brost House, em Dortmund (Alemanha). Na ocasião, Susanne Fengler, professora Instituto de Jornalismo da Universidade de Dortmund (líder do projeto), justificou a pertinência da iniciativa pelo “papel crucial” desempenhados media desempenham “na coesão política e social da Europa, tanto para a criação de uma esfera pública europeia quanto para a perceção das políticas da UE entre os estados membros.”

O evento de lançamento do COPE decorreu em Dortmund, com a participação das várias universidades parceiras. (Foto: DR)

Porto acolhe reunião final do projeto

No caso da FLUP, a equipa coordenada pelos docentes Paulo Frias e Helena Lima ficará responsável pelo desenvolvimento de um módulo do COPE, em parceria com a Universidade de Antuérpia, de um segundo módulo.

O Porto foi também a cidade escolhida para receber a reunião final do COPE, prevista para maio de 2024. Neste evento, serão avaliados os resultados da aplicação do projeto-piloto nas 27 universidades parceiras.

Do consórcio do projeto COPE fazem parte investigadores e professores da Universidade Técnica de Dortmund (Alemanha), da AP Hogeschool de Antuérpia (Bélgica), da Universidade Aristóteles de Salónica (Grécia), da Universidade de Wrocław (Polónia), da Universidade do Porto (Portugal), da Universidade Babeș-Bolyai (Roménia), bem como da “European Journalism Training Association” (EJTA) e da ONG “Arena for Journalism in Europe”.

Mais informações através dos endereços de e-mail [email protected] e [email protected].