No âmbito das comemorações do centenário da fundação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), foi plantada no passado dia 21 março uma árvore centenária na entrada da faculdade.

“Neste ano em que a faculdade celebra os 100 anos da sua fundação, procurámos com esta iniciativa agregar toda a comunidade académica num momento de convívio e de celebração conjunta”, explica Fernanda Ribeiro, Diretora da FLUP.

Com este “gesto muito simbólico”, a faculdade pretendeu também assinalar “um pequeno contributo para a defesa do ambiente”, causa a que a FLUP se vem dedicando através da aposta na certificação energética, na instalação de painéis fotovoltaicos, ou na manutenção dos espaços verdes.

Para o efeito, e para além da árvore centenária, foram plantadas nos jardins da faculdade mais 35 árvores  que serão apadrinhadas pelos diferentes departamentos, centros de investigação e serviços da faculdade.

Como “prenda de aniversário”, a FLUP ofereceu ainda a cada membro da comunidade académica uma garrafa de alumínio com o logotipo do centenário. “Para as pessoas usarem e assim contribuírem para o fim do uso do plástico dentro da faculdade”, desafia Fernanda Ribeiro.