No próximo dia 1 de março, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) vai entregar a medalha de ouro a João Emanuel Cabral Leite, que durante aproximadamente 37 anos, colaborou com a faculdade na qualidade de docente e diretor dos Serviços de Documentação e Informação.

Nascido a 25 de dezembro de 1955 na ilha São Miguel, nos Açores, João Emanuel Cabral Leite fez os seus estudos do ensino secundário no Externato Maria Isabel do Carmo Medeiros (na Povoação) e no Liceu Antero de Quental (em Ponta Delgada).

Em 1979, concluiu a licenciatura em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e em 1983 concluiu o curso de Especialização em Ciências Documentais da Universidade dos Açores.

Entre 1981 e 1985, foi técnico superior nos Serviços de Documentação da Universidade dos Açores. Em dezembro de 1985, regressou ao Porto para assumir a posição de técnico superior na Biblioteca da Faculdade de Letras da U.Porto.

João Emanuel Cabral Leite foi docente, ao longo de 20 anos, de várias disciplinas dos cursos de Especialização em Ciências Documentais das Universidades do Porto e dos Açores, bem como de diversos cursos de preparação de Técnicos Profissionais de Biblioteca e Documentação.

Colaborou, no âmbito das licenciaturas e dos cursos pós-graduados da FLUP, em programas de formação de utilizadores de bibliotecas, tendo ainda coordenado vários projetos nacionais e internacionais. Destes, destacam-se o projeto do Banco Mundial para a Reestruturação da Universidade Agostinho Neto, em Luanda (1995) e o projeto de reestruturação das Bibliotecas da Universidade Pedagógica em Maputo (1999).

Possui vários artigos publicados na área da Ciência da Informação tendo também dedicado algum do seu tempo ao estudo de viajantes estrangeiros nos Açores no século XIX.

Foi Diretor dos Serviços de Documentação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto entre 1993 e 2015 e participou em vários órgãos de gestão da FLUP tendo sido, também, membro do Senado da U.Porto.

João Emanuel Cabral Leite aposentou-se em setembro de 2022, continuando a colaborar com a FLUP na qualidade de colaborador externo em regime de voluntariado.

A homenagem terá lugar pelas 17h00, no Anfiteatro Nobre da FLUP.