David Carrageta, estudante do Programa Doutoral em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e investigador na Unidade de Investigação Biomédica (UMIB), foi recentemente galardoado com uma bolsa financiada pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

Este apoio vai permitir ao estudante do ICBAS desenvolver, durante seis meses, trabalho experimental no Houston Lee Moffitt Cancer Center & Research Institute, localizado em Tampa, Florida (EUA), sob orientação de Ana P. Gomes, investigadora principal do Departamento de Oncologia Molecular do referido instituto.

O projeto intitulado “aDvIsE – Diabetes induced signatures in sperm epigenetics” tem como principal foco o estudo de alterações metabólicas e mitocondriais associadas a doenças metabólicas, como é o caso da diabetes, no espermatozoide humano.

Para David Carrageta, este estágio permitirá “aprender técnicas avançadas de manipulação genética, que irão contribuir para o desenvolvimento do meu atual projeto de doutoramento e para o meu futuro enquanto investigador. Irei ingressar num projeto e numa excelente equipa, pertencente a um dos melhores centros de investigação em cancro do mundo”.

O projeto conta com a orientação de Marco Alves, Investigador Auxiliar do UMIB-ICBAS, e coorientação de Pedro Fontes Oliveira, Professor Auxiliar do Departamento de Química da Universidade de Aveiro e, ainda, da professora catedrática do ICBAS, Mariana Monteiro, também Investigadora Principal do grupo “Endocrine and Metabolic Research e Coordenadora Geral da UMIB.

Sobre o David Carrageta

A frequentar o Programa Doutoral em Ciências Biomédicas do ICBAS desde 2019, David Carrageta é licenciado (2015) e mestre (2017 em Ciências Biomédicas pela Universidade da Beira Interior.

Os seus interesses de investigação incluem a bioenergética e atividade mitocondrial durante a capacitação de espermatozoides humanos. Tem formação avançada em 1H-NMR centrada na metabolómica.

Desde 2018, publicou 19 artigos em revistas internacionais avaliadas por pares, três capítulos de livros, e recebeu 13 prémios pela investigação que realiza. Em 2021, conquistou a Bolsa Charneco da Costa da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), destinada a projetos inovadores na área da investigação fundamental em Diabetologia, a decorrer em Portugal.

David Carrageta frequenta, desde 2019, o Programa Doutoral em Ciências Biomédicas do ICBAS. (Foto: DR)

Aproximar Portugal e os Estados Unidos

No contexto deste programa de bolsas, a FLAD selecionou mais 13 candidatos portugueses para rumarem aos Estados Unidos para estágios de investigação em diferentes instituições americanas.

Estes estágios devem incidir em temas científicos ou tecnológicos inovadores, devendo ainda contribuir para a aproximação de instituições portuguesas e norte-americanas de modo a incrementar a rede de conhecimentos entre os dois países, o que facilita o desenvolvimento de parcerias institucionais.

Para além de David Carrageta, a edição deste ano das bolsas R&D@USA distinguiu também Henrique Diogo Silva, estudante do Programa Doutoral em Media Digitais da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e investigador no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESCTEC) e, ainda, Catarina Azevedo, estudante do doutoramento em Ciências Biomédicas do ICBAS e investigadora do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S).