Mais de 3000 oportunidades de ofertas de emprego, estágios e bolsas de investigação vão estar disponíveis, nos dias 29 e 30 de outubro, na FINDE.U – Feira Internacional de Emprego Universitário. A quinta edição da FINDE.U realiza-se no Centro de Congressos da Exponor e está aberta a todos os que procuram a primeira ou uma nova oportunidade de carreira.

Depois de, em 2018, ter atraído mais de 2 mil visitantes à Exponor, a FINDE.U Porto conta este ano com a participação de mais de 100 empresas, associações e organismos públicos, de várias áreas, desde a indústria, engenharia, tecnologia, retalho, entre outras. Altronix, Deloitte, Faurecia, Grupo Casais, Lactogal, Lufthansa e Sonae são algumas das empresas participantes e que estarão a recrutar para áreas como gestão, economia, engenharia ou marketing.

A estas juntam-se alguns projetos empreendedores e inovadores ligados à Universidade do Porto. Didimo, EZ4U, Strongstep e Xpectraltek são quatro spin-off da Universidade do Porto e que vão estar na Feira de Emprego à procura de talentos ligados à área da tecnologia, marketing, design.

Ao longo de dois dias do evento, todos os visitantes terão oportunidade de contactar diretamente com os recrutadores, apresentar-se e candidatar-se às vagas disponíveis. Para tal, é aconselhado um registo prévio na plataforma online da feira, a qual permite fazer, antecipadamente, o upload do currículo para uma base de dados que estará acessível a todas as empresas participantes.

Em 2018, a FINDE.U atraiu à Exponor mais de 2 mil visitantes. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Todos os visitantes da FINDE.U podem utilizar o cartão (o de estudante ou através da recolha de outro no local) para registar – via contacteless –  a sua candidatura a uma vaga. Cada empresa tem, por sua vez, um dispositivo que regista os dados dos potenciais candidatos, evitando os “tradicionais CVs em papel” durante o processo de candidatura.

Transporte gratuito

A FINDE.U Porto vai estar aberta ao público – sendo estudantes/alumni da U.Porto ou não – entre as 10h00 e as 18h00 e disponibiliza transporte gratuito a todos os interessados. Com partidas dos polos da Asprela e do Campo Alegre até à Exponor, e vice-versa, os autocarros circulam, em permanência, a cada 30 minutos.

A FINDE.U é uma iniciativa conjunta das Universidades do Porto, de Trás-os-Montes e Alto Douro e de Vigo.

Antes desta edição no Porto, a feira passa a fronteira para se realizar nos dias 22 e 23 de outubro na cidade espanhola de Vigo.