Aula FEP

Prémio Excelência Pedagógica distingue práticas e métodos pedagógicos inovadores desenvolvidos por docentes da U.Porto.

Já são conhecidos os nomes dos três projetos  finalistas candidatos à edição 2015/2016 do Prémio de Excelência Pedagógica da Universidade do Porto. Os docentes selecionados vão ter agora a oportunidade de apresentar e defender as suas práticas e experiências educativas numa audição pública a ter lugar no próximo dia 4 de março, sexta-feira, às 9h30, no Auditório Alberto Amaral da Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP).

Dos três projetos finalistas eleitos pelo júri presidido por Fernando Remião, Pró-Reitor para a Inovação Pedagógica e Desporto, dois debruçam-se sobre a utilização de novas tecnologias de comunicação na sala de aula. São eles “Construção 2.0 – Novas e velhas matérias na sala de aula”, da autoria de Carlos Nuno Lacerda Lopes (FAUP) e “Impulsionar o sucesso educativo com recurso a práticas inovadoras no domínio das TIC e à articulação estratégica dos métodos pedagógicos”, de José Fernando Magalhães Gonçalves (ICBAS). O leque de finalistas completa-se com “Um Modelo de Ensino-Aprendizagem com avaliação individual, distribuída e formativa para grandes grupos de estudantes”, projeto apresentado pelos docentes da FEUP José Fernando Oliveira, Maria Antónia Carravilla e Manuel Pina Marques.

Nesta sessão aberta a toda a comunidade académica, cada finalista vai contar com 20 minutos para apresentar os seus projetos e 10 minutos para responder a questões colocadas pelo júri. No final das três intervenções, o júri reúne-se para eleger o vencedor do Prémio de Excelência Pedagógica 2016.

Criada em 2012, o Prémio de Excelência Pedagógica da U.Porto pretende reconhecer e distinguir a excelência da prática pedagógica na Universidade do Porto. O galardão tem um valor pecuniário de 5.000 euros e será entregue a 22 de março de 2016, durante a cerimónia comemorativa do Dia da Universidade do Porto.

Mais informações em http://inovacaopedagogica.up.pt.