Quando baterem as primeiras badaladas da madrugada deste domingo, 3 de maio, a Baixa do Porto não vai estar, como previsto, repleta de estudantes para a tradicional momento que assinala a abertura da Queima das Fitas do Porto. Mas se a pandemia obrigou ao cancelamento da grande festa dos estudantes da Invicta, nem por isso a Monumental Serenata vai deixar de se ouvir nas casas dos estudantes da Universidade do Porto…

À hora marcada, e num “gesto fraterno e simbólico” para com a comunidade estudantil, os fadistas e guitarristas do Orfeão Universitário do Porto (OUP) vão juntar-se à distância para uma pequena “serenata digital especialmente dedicada a todos os finalistas da sua Universidade”.

“Será uma demonstração singela de afeto num momento que sabemos estar a ser particularmente difícil para tantos colegas nossos, em especial os finalistas, tão ligados a estas tradições”, explica Rui Barbedo, Presidente do OUP,

A transmissão – em diferido – da Serenata será feita a partir das páginas de Facebook da Universidade do Porto e do OUP, ao bater da meia-noite (00h00) da madrugada de sábado, 2 de maio, para domingo, 3 de maio, “altura em que a Queima das Fitas do Porto estava planeada começar”.

Também no “virar” de sábado para domingo, o Grupo de Fados de Medicina do Porto vai juntar-se ao Grupo de Fados Literatus da Faculdade de Letras da U.Porto e ao Grupo de Fados de Engenharia para cumprir a tradição. Esta serenata em “modo quarentena” – que contará também com a participação do Grupo de Fados de Enfermagem do Porto –  será transmitida aqui.