O Orfeão Universitário do Porto (OUP), em parceria com a Reitoria da Universidade do Porto, vai promover, no próximo dia 8 de maio, sábado, um Concerto de Homenagem aos Finalistas da U.Porto 2020/2021.

Com início marcado para as 16h00, o concerto – que decorrerá no  e será transmitido em direto na página da U.Porto no Facebook – contará com a participação de várias tunas da academia. À Tuna Universitária do Porto e à Tuna Feminina do OUP juntar-se-ão ainda a CUCA – Tuna da Faculdade de Letras da U.Porto, a Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto e a Tuna de Engenharia da U.Porto.

Através desta iniciativa, pretende-se então “trazer um pouco da cor e vida que tão características são da tradicional Queima das Fitas do Porto”, cuja realização foi cancelada, pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia de COVID-19.

“Impossibilitados de a transmitir com energia e alegria máximas, não deixamos de querer levar um mimo a todos os Estudantes e antigos Estudantes que com nostalgia e alegria queiram relembrar a euforia de um espetáculo de Tunas”, antecipa João Bazenga, membro do OUP.

“Como todos os anos, estaríamos agora a festejar a primeira semana da Queima das Fitas de muitos estudantes, e para muitos outros a sua última. Assim, esperamos que através do pequeno ou grande ecrã acompanhem os nossos e também vossos clássicos, firmando novas ondas de esperança, de alegria  e todo um novo conceito de festa”, acrescenta o mesmo responsável.

A Tuna Universitária do Porto será uma das cinco que irão passar pelo pátio interior da Reitoria. (Foto: DR)

“Dentro de dias serão Doutores, mas nunca deixarão de ser Estudantes”

Mensagem de Filipe Matos, Magister da Tuna Universitária do Porto, aos finalistas da U.Porto:

Ser Finalista é a coisa mais natural desta vida, pois, por inúmeras desavenças que a vida vos possa lançar, “seguir em frente” só vos poderia conduzir aqui – ao culminar dos vossos anos de faculdade, preenchido de momentos e memórias que não podemos colocar em palavras e outros que não devemos sequer tentar proferir da mesma forma.
    Provaram ser capazes de tudo e revelam-se sedentos e ansiosos por demonstrar que ainda há mais de vós para descobrir e isso, nós já sabemos…
Fomos colegas e amigos durante os últimos anos, vimos tudo aquilo porque passaram atrás do vosso sonho e por isso, sabemos que há mais de vós para ver e que orgulho tremendo é saber que tivemos o privilégio de estar ao vosso lado enquanto se preparam para o momento de pôr a cartola e a bengala.
    Dentro de dias serão Doutores, mas nunca deixarão de ser Estudantes. Os livros e sebentas, praxes e noitadas, Professores e funcionários, tudo ficará igual, sempre que envergarem uma capa pelos ombros.

Parabéns Finalistas!