A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e a Solar Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde, apresentam “Time Lapse”, uma exposição pensada e concebida pelos finalistas da Licenciatura em Artes Plásticas – variante de Multimédia – da FBAUP, no âmbito do projeto CAVE.

Inaugurada no passado dia 9 de dezembro, a exposição é o resultado de um trabalho experimental que apresenta as diferentes abordagens dos vários autores, tendo como ponto de partida a obsessão pelo tempo.

As obras em exposição exploram as diferentes possibilidades da criação artística através do recurso a meios distintos, como a instalação de vídeo, de som, a fotografia ou as artes plásticas, para uma reflexão acerca do tempo e os vários modos de o capturar e manipular, extensiva e intensivamente.

“Uma obsessão pelo tempo parece ter tomado conta da nossa existência, individual e coletiva. Não admira assim que os processos da chamada globalização sejam antes de mais modos de captura do tempo, da produção ao consumo. Diz-se que já não há um tempo dentro e um tempo fora. Todo o tempo parece ter sido capturado pelos dispositivos do consumo, como se já não houvesse como separar o tempo do trabalho e o tempo do ócio, como se todo o tempo tivesse sido consumido nessa voragem. Neste quadro, as artes do tempo, aquelas que fazem do tempo o seu meio, ganham uma nova importância. Com efeito, ainda que há muito a arte contemporânea tenha sido tomada por uma particular obsessão pelo tempo e sua manipulação, nas artes esta captura faz-se muitas das vezes em contraciclo ou mesmo como contra dispositivo ao consumo capitalista do tempo”, refere Miguel Leal, coordenador da exposição.

Time Lapse integra trabalhos da autoria dos estudantes Afonso Menezes, Catarina Ferreira, Francisca Soares, Sofia Neves, Mariana Vilanova, Juliana Campos, Joana Pinto, Julie Dítetová, Agate Lielp?tere, Laura Bértola, Márcia Correia, Maria Neto, Mário Afonso, Martin Hofmann, Matti Tanskanen, Mikelis Murnieks, Nuno Carvalhais, Rafael Cortés, Rita Castanheira, Marta Lopes, Alexandre Sousa, Rita Monteiro, Rita Pereira, Roberto Otero Goméz, Rui Silva, Sara Janeiro, Sérgio Rocha, Tereza Benešová e Teresa Neves.

A exposição  pode ser visitada até 6 de janeiro de 2018, na Solar Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde, de segunda a sábado, entre as 14h00  e as 18h00. A entrada é livre.

Sobre o CAVE

Este projeto, inserido na programação da Solar Galeria de Arte Cinemática, destina-se a incentivar o trabalho de jovens estudantes, artistas emergentes ou na fase inicial da sua carreira. Alguns dos artistas que apresentaram, em anos anteriores, as suas obras no âmbito deste projeto foram distinguidos com prémios e bolsas de investigação no campo da arte contemporânea. Foram os casos de Rita Lino (2012), Carla Andrade (Espanha, 2014), Laura Gonçalves (2014), João Gabriel Pereira (2016) e Igor Jesus (2016).