Exposição reúne um conjunto de desenhos realizados pelo arquiteto portuense enquanto aluno da École Nationale et Spéciale des Beaux-Arts de Paris. (Foto: André Cepeda / CCB)

A Fundação Marques da Silva (FIMS) organiza, no próximo dia 9 de junho, uma viagem até Lisboa, destinada a todos os interessados em visitar as exposições “Desenhos de Marques da Silva no Atelier Laloux, 1890-1896” e “Paris Haussmann. Modelo de Cidade”, patentes na Garagem Sul, do Centro Cultural de Belém.

Inaugurada no passado dia 6 de março, a exposição de Marques da Silva dá a conhecer o conjunto de desenhos realizados pelo arquiteto portuense enquanto aluno da École Nationale et Spéciale des Beaux-Arts de Paris, no atelier de Victor Laloux. A exposição reúne um total 78 desenhos, incluindo 62 trabalhos académicos desenvolvidos entre 1890 e 1896.

José Marques da Silva, Une salle à manger d’ Été, 1892.

Já a exposição de Hayssmann mostra a obra do arquiteto responsável pelo Departamento do Sena, de 1853 a 1870, que transformou a cidade de Paris. De acordo com a organização, a exposição “analisa e revela o potencial do modelo urbano parisiense contemporâneo relativamente às apostas e desafios das cidades de amanhã”.

Durante a visita, os participantes vão poder descobrir as duas exposições na companhia do arquiteto e professor André Tavares, coordenador da Dafne Editora e programador de arquitetura da Garagem Sul. Trata-se por isso de uma oportunidade única para quem vive na região do Porto e ainda não teve a oportunidade de visitar a exposição.

A saída do Porto está marcada para as 10h00 com chegada prevista a Lisboa pelas 13h30. Depois do almoço, pelas 15h00, inicia-se a visita guiada. Os participantes poderão ainda assistir ao debate de encerramento da exposição “Paris Haussmann. Modelo de Cidade”, pelas 17h00, que conta com a participação dos arquitetos Eric Lapierre e Gonçalo Byrne. O jantar terá lugar durante a viagem de regresso, que parte às 19h00 de Lisboa e chega pelas 23h00 ao Porto.

A visita tem um custo associado de 40 euros e está sujeita a um número mínimo de 15 inscrições. As inscrições devem ser feitas através do e-mail [email protected] oou do telefone 225518557,

Mais informações aqui.