“Saber que a instituição que me forma reconhece o meu trabalho e valor é um incentivo para continuar a melhorar”. É assim que Filipe Couto, de 19 anos, descreve a sensação de ser reconhecido pelos resultados obtidos no ano letivo de 2020/21, no primeiro ano da licenciatura de Economia da Faculdade de Economia (FEP).

Natural de Valadares em Vila Nova de Gaia, Filipe não hesitou em escolher a FEP, “graças ao seu prestígio e proximidade de casa”. E rapidamente abraçou a “enorme quantidade de oportunidades” que encontrou. Mesmo com as adversidades causadas pela situação pandémica, Filipe Couto destaca que a Universidade do Porto conseguiu dar continuação a algumas atividades e iniciativas relevantes na experiência universitária, “manteve iniciativas como a possibilidade de contactar com alumni, fazer mobilidade internacional, entre outras.”

Com uma média de 18,8 valores no primeiro ano do curso de Economia, Filipe Couto foi um dos 20 estudantes da U.Porto distinguidos com o Prémio Incentivo 2022. Uma distinção que serve de motivação para um futuro no qual ambiciona “trabalhar em algo que ao fim do dia possa refletir e dizer que deixei o mundo um pouco melhor que ontem.”

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

Desde que comecei a desenvolver o gosto pela área da economia que a FEP  se destacou logo das outras opções, graças ao seu prestígio e proximidade de casa.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

O que mais gostei e surpreendeu foi a enorme quantidade de oportunidades ao nosso dispor, apesar da situação pandémica. A Universidade conseguiu-se adaptar muito bem a uma realidade completamente diferente, e manteve iniciativas como a possibilidade de contactar com alumni, fazer mobilidade internacional, entre outras. Para além disso também é de grande destaque o esforço das organizações estudantis baseadas na Universidade do Porto, para facilitar o contacto com empresas, e ajudar a desenvolver tanto os nossos soft como hard skills nas áreas de nosso maior interesse.

No ambiente que me é mais próximo, na FEP, existem organizações nas mais variadas áreas, desde finanças, consultoria, ao empreendedorismo (como a StartUp BUZZ) que me ajudaram a ter um melhor entendimento destas e a perceber quais são os meus verdadeiros interesses.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Sinto que em algumas faculdades da Universidade do Porto, a proximidade à realidade do mercado de trabalho e empresas ainda é um pouco escassa, havendo muitos recém-licenciados que ficam deslocados da sua área de interesse nos seus primeiros empregos. Assim sendo, uma melhoria possível seria a de dinamizar e tornar mais regular o contacto entre os alunos e as empresas da sua área, dando a possibilidade de, aos alunos, perceberem que capacidades precisam para singrar na sua área, e, para as empresas, uma oportunidade de observar, contribuir para o desenvolvimento e receber ideias das mentes jovens e inovadoras da Universidade do Porto.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

O prémio é gratificante e motivador. Saber que a instituição que me forma reconhece o meu trabalho e valor é um incentivo para continuar a melhorar.

– Quais são os teus planos para o futuro?

Os meus planos para o futuro ainda são muito incertos. Tenho descoberto várias áreas do meu interesse, e neste momento tento aprender sobre o máximo a realidades diferentes. Apesar dessa incerteza tenho a intenção de trabalhar em algo que ao fim do dia possa refletir e dizer que deixei o mundo um pouco melhor que ontem.

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Desenvolvimento.