Filipa Martins (Pessoa)Filipa Martins, estudante da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, assegurou esta segunda-feira uma das vagas para a competição individual feminina de ginástica artística dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.

Na prova de qualificação (Test Event), que decorreu na cidade anfitriã das Olimpíadas, Filipa Martins começou por se destacar na prova de paralelas assimétricas, onde obteve um dos melhores resultados (14.133 pontos) entre todas as inscritas. Depois, “bastou” gerir as provas de salto (13.766 pontos), solo (13.275) e trave olímpica (12.400) para garantir a sua primeira presença olímpica.

Com apenas 19 anos, Filipa Martins cumpre assim o grande “sonho” pelo qual vinha lutando ao longo da temporada. No Rio de Janeiro, esta estudante que quer ser treinadora de ginástica terá ainda a oportunidade de contribuir para “que a ginástica passe a ser um desporto mais conhecido e com mais visibilidade em Portugal”.

Filipa Martins junta-se então a Gustavo Simões na equipa que vai representar as cores de Portugal na ginástica artística no Rio. Esta é a segunda vez consecutiva em que a U.Porto estará “representada” naquela modalidade, depois da participação de Manuel Campos, antigo estudante da FADEUP, em Londres2012, competição onde estiveram ainda presentes Sara Oliveira (natação), Nuno Mendes e Pedro Fraga (remo), todos eles alumni da Faculdade de Desporto.

Com uma ascensão meteórica na modalidade, a ginasta portuense junta assim mais um capítulo de ouro num currículo que regista alguns dos mais brilhantes resultados da história da ginástica portuguesa. Entre eles inclui-se a conquista de várias medalhas na Taça do Mundo de ginástica artística e uma medalha de bronze nas Universíadas 2015 (Coreia do Sul). Resultados que, a somar ao oitavo lugar na final “all-around” do Campeonato da Europa de ginástica artística, lhe valeram a liderança do ranking mundial de paralelas assimétricas da Federação Internacional de Ginástica (FIG) em 2015 e a atribuição do prémio de Atleta do Ano pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP).