João Guedes, estudante do 5.º ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP), é o novo Presidente da Federação Internacional de Estudantes de Farmácia (IPDF). A eleição do executivo é resultado de um consistente percurso que o estudante da FFUP tem trilhado no associativismo académico.

A par do percurso académico, João Guedes tem-se destacado pelo envolvimento em várias organizações nacionais e internacionais. Passou pela Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia (AEFFUP), enquanto vice-presidente para as relações externas, e foi Chairperson do IPSF European Regional Office – IPSF EuRO, no mandato de 2018/2019.

O estudante da FFUP sempre soube que, tanto pela qualidade do ensino, como pela proximidade geográfica e conveniência, a Universidade do Porto seria a sua primeira opção. Quanto ao curso a seguir, a escolha recaiu em Ciências Farmacêuticas na FFUP, já que era aquele que mais correspondia aos seus interesses e ao futuro profissional idealizado. A escolha tem-se revelado acertada, pois João foi um dos vencedores da edição de 2018 do Prémio Incentivo promovido pela U.Porto, que distingue os melhores estudantes do 1.º ano de cada faculdade. Para o estudante da FFUP foi o “culminar de um primeiro ano muito desafiante”, possível também graças ao apoio da família, professores e amigos.

João Guedes representa estudantes de Farmácia de mais de 90 países

Fundada em 1949 por oito associações de estudantes de farmácia em Londres, a Federação Internacional de Estudantes de Farmácia (IPSF) é a principal organização de defesa dos interesses dos estudantes de Farmácia e Ciências Farmacêuticas, representando atualmente cerca de 500 mil estudantes e recém-licenciados distribuídos por 92 países.

A sua esfera de ação concentra-se essencialmente nas áreas de saúde pública, educação farmacêutica e desenvolvimento profissional. As iniciativas desenvolvidas pela IPSF incluem campanhas de saúde pública, investigação no âmbito da educação farmacêutica e desenvolvimento profissional, programas de intercâmbio, eventos internacionais e regionais, a publicação de documentos informativos sobre educação farmacêutica, entre outras.

A eleição de João Guedes como presidente para 2020/2021, ocorreu durante a 66.ª Assembleia Geral da IPSF, realizada em agosto.