A estudante Sofia Mesquita dos Santos, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), foi distinguida, no passado dia 18 de março, com o Prémio de Microbiologia FFUP – bioMérieux 2020, Trata-se da primeira edição de uma iniciativa conjunta da  bioMérieux Portugal e da FFUP que visou distinguir o melhor estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), na área disciplinar da Microbiologia.

Atualmente a frequentar o quinto e último ano do MICF, Sofia Santos “sempre soube que queria seguir uma formação ligada à área da saúde”. E foi na Microbiologia que descobriu a forma de concretizar esse desejo.

Quanto ao prémio, a estudante – que o Diretor da FFUP, Domingos Ferreira, classificou como a “primeira e justa vencedora” do galardão – considera que o mesmo é “o valorizar do esforço” desenvolvido ao longo do curso. Por outro lado, “é importante a atribuição deste tipo de prémios aos estudantes, de forma a mantê-los motivados, e com vontade de darem sempre mais e melhor de si”.

O Prémio de Microbiologia FFUP – bioMérieux consiste num prémio monetário no valor de 500 euros. Pretende-se desta forma reconhecer o empenho dos estudantes numa área científica com profunda relevância para a faculdade.

Integrada nas comemorações do Centenário da FFUP, a cerimónia de atribuição do Prémio de Microbiologia FFUP – bioMérieux 2020 incluiu ainda  uma apresentação do Laboratório de Microbiologia da faculdade. O programa da sessão, que decorreu em formato online, contou também com a partilha de testemunho sde antigos estudantes que desenvolveram carreiras profissionais nesta área das Ciências Farmacêuticas.

No final da cerimónia, Rui Nunes, Iberia Marketing Diretor da bioMérieux, deixou o mote para o futuro: “Está lançado o Prémio Microbiologia FFUP – bioMérieux 2021!”.