Os participantes tiveram direito a atendimento personalizado, e ficaram a conhecer quais os principais cuidados a ter com o seu tipo de pele. (Foto: FFUP)

Qual o tipo de pele? Quais os cuidados a ter com a pele? Quais os produtos mais adequados a cada tipo de pele? Estas e outras questões foram respondidas no passado dia 11 de maio, na III Tarde Cosmetológica, uma iniciativa anual, promovida e realizada por estudantes da Unidade Curricular de Cosmetologia do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).

Durante a tarde, 42 participantes foram convidados a passar por um processo de avaliação da tipologia cutânea. O processo de avaliação esteve a cargo de 18 estudantes, sob a supervisão e acompanhamento de Isabel Almeida, docente da disciplina e membro do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da FFUP, e consistiu num exame visual e tátil da pele, ao qual se seguiu uma entrevista, que permitiu a recolha de dados relativos aos parâmetros cutâneos, estilos de vida, hábitos alimentares e rotinas de cuidados de rosto.

As informações recolhidas pelos estudantes deram origem a uma ficha personalizada de aconselhamento cosmetológico e, no final, os participantes puderam levar consigo algumas amostras de produtos cosméticos adaptados ao seu tipo de pele, com o objetivo de criar rotinas de cuidados diários, que contribuam para a manutenção de níveis adequados de hidratação, para a minimização do excesso de oleosidade e da sensibilidade cutânea, bem como para a prevenção do envelhecimento cutâneo.

À semelhança das edições anteriores, Isabel Almeida confirmou o empenho dos estudantes, e reforçou o objetivo da iniciativa como forma de “dotar os estudantes de competências de avaliação da tipologia cutânea e aconselhamento cosmetológico, sendo o respetivo desempenho uma componente da avaliação distribuída da UC Cosmetologia.”