São sete os projetos made in FEUP que estão a participar na 8.ª edição do Conception X, o maior programa de aceleração de ideias de negócio para estudantes de doutoramento (venture scientists) do Reino Unido.

Ao longo de nove meses, os sete projetos contarão com apoio no lançamento das suas empresas de tecnologia profunda (deeptech), ajuda na elegibilidade para bolsas de inovação, prémios e financiamento de capital de risco, e acesso a uma lista alargada de especialistas técnicos e formadores em inteligência artificial, quantum, biotecnologia, tecnologia médica, materiais sustentáveis, energia, robótica e muito mais.

Estas oportunidades de contacto estão previstas com líderes seniores de empresas como a Nvidia, Unilever, AstraZeneca, GlaxoSmithKline, Azerion, IBM, Barclays, XTX e Coca-Cola Europacific, através do recém-criado Conselho Consultivo da Indústria da Conception X.

O Conception X conta com parceiras de capitais de risco e venture builders, entre eles a XTX Ventures, investidora de risco e parceira deste programa desde 2022, dispõe de 300 mil euros para investir entre 6 a 12 startups que se destaquem (num total de 123 projetos selecionados). Entre as 42 universidades participantes, a FEUP é a única entidade fora do UK a integrar este programa, conforme anunciado em 2024.

A representar a FEUP estão os seguintes projetos:

BodyBoost – solução única e proativa que permite a correção e prevenção de lesões musculosqueléticas entre profissionais de saúde, baseada na recolha de dados em tempo real, a partir de um dispositivo wearable combinado com software de análise biomecânica avançada.

CorroVision – tem como objetivo desenvolver soluções baseadas em IA para detetar e prever a corrosão em infraestruturas críticas, ajudando as indústrias a evitar falhas, reduzir os custos de manutenção e garantir a segurança.

EcoWires – tecnologia de impressão para circuitos eletrónicos flexíveis, numa alternativa à eletrónica convencional, aproveitando matérias-primas abundantes, acessíveis e renováveis que permitem a sua utilização em variadas aplicações. Estes componentes podem integrar o fabrico de, por exemplo, dispositivos de resposta ao toque, pulseiras inteligentes ou até mesmo embalagens de alimentos com antenas NFC.

HyCarb – startup de tecnologia limpa que desenvolveu carbono grafítico sem metal utilizando uma tecnologia patenteada de divisão catalítica de metano a temperatura intermédia, e uma solução disruptiva para produzir hidrogénio limpo de baixo custo.

MedTiles – fornece um conjunto de serviços GenAI que podem beneficiar instituições de cuidados de saúde, prestadores de cuidados de saúde e doentes. Desde a navegação rápida e fiável no vasto conjunto de documentos até à redução da carga documental nas empresas farmacêuticas através da geração de texto, procuram moldar a IA nos cuidados de saúde.

SensinAIR Monitor – pretende contribuir para a mitigação da poluição do ar interior em infantários e escolas primárias, assim como os seus impactos associados à saúde respiratória das crianças, usando sensores de baixo custo.

UPWind – dispositivo aéreo que, ligado a uma estação terrestre por cabo, pretende ser uma alternativa ecológica na produção de energia eólica. O dispositivo assemelha-se a uma asa e permite captar vento a altas altitudes, contrariamente às tradicionais turbinas eólicas.

Estes sete projetos terão duas opções de desenvolvimento dentro deste Conception X: o caminho Startup X ou Project X. O primeiro é para estudantes de doutoramento prontos a criar empresa em fase de arranque, para o qual é necessário um maior apoio individual e empenho. Por sua vez, o Project X serve para estudantes de doutoramento interessados em desenvolver as suas competências empresariais através de formação concebida para investigadores de ciência, tecnologia, engenharia ou matemática.

A 8.ª edição do Conception X arrancou com um Bootcamp que se realizou nos dias 7 e 8 de abril, em Londres. Na edição anterior, a BNanoTech, uma spin-off FEUP , foi selecionada para um investimento da XTX Ventures, no valor de 120 mil euros.