O Auditório José Carlos Marques dos Santos, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), vai receber, no próximo dia 30 de maio, pelas 17h30, a Última Aula de Paulo Pinho, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos.
Na sua despedida da carreira de docente, Paulo Pinho pretende promover uma reflexão crítica sobre os principais desafios que se perspetivam, num futuro próximo e a médio prazo, no planeamento e na gestão da cidade do Porto e da sua Área Metropolitana.
O foco da sua Última Aula será a articulação entre as dinâmicas territoriais e os sistemas de transportes, tocando ainda na crise da habitação e na qualidade do espaço urbano.
Tendo começado a carreira académica em 1978 na Faculdade de Ciências e no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS), e passado ainda pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Strathclyde, em Glasgow, onde fez o doutoramento, regressou à FEUP em 1990, onde permaneceu até à sua aposentação.
“Tive o privilégio de ingressar na Secção de Planeamento Territorial do Departamento de Engenharia Civil, por onde passaram notáveis professores como Almeida Garrett, Barbosa de Abreu, Valente de Oliveira e Abílio Cardoso. Foram 32 anos de trabalho na FEUP que, olhando para trás, passaram depressa, mas deixaram ótimas recordações”, relembra o docente.
Paulo Pinho acrescenta ainda que o que mais admira na FEUP “foi ter sabido, ao longo de sucessivas direções executivas, cultivar o debate de ideias e o verdadeiro espírito académico, aberto, franco e, simultaneamente, crítico e respeitador das posições minoritárias. Lecionando e investigando na área do Planeamento do Território e Ambiente, uma área científica que se encontra na confluência da engenharia, da arquitetura, da geografia e das ciências sociais, pude apreciar como, longe do main stream da Faculdade, esta soube deixar o espaço necessário para que a área do Planeamento se afirmasse, desenvolvesse e consolidasse ao longo de sucessivas décadas”.
Paulo Pinho é um dos principais especialistas portugueses em mobilidade urbana e há 20 anos foi o responsável pela coordenação do Plano de Expansão do Metro do Porto, “projeto de investigação aplicada” que veio revolucionar para sempre a área metropolitana do Porto. A seu cargo teve ainda os Planos Regionais de Ordenamento do Território dos Açores e da Madeira, vários Planos Diretores Municipais e o Plano de Mobilidade e Transportes de Matosinhos. É o fundador do CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente – que coordenou até 2022.
Com entrada livre, a Última Aula de Paulo Pinho será antecedida por uma intervenção de Rui Calçada, Diretor da FEUP.
A cerimónia termina com um Porto de Honra de convívio no Átrio da Faculdade de Engenharia.