O papel fundamental dos Engenheiros para o desenvolvimento das sociedades atuais vai estar em destaque nas comemorações do Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
Com organização do Comissariado para a Sustentabilidade, a instituição recebe várias iniciativas a 11 de março que visam promover a reflexão e o envolvimento da comunidade nos desafios do desenvolvimento sustentável.
Em linha com as celebrações que decorrem um pouco por todo o mundo, sob a temática “Convocar o poder dos engenheiros para acelerar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, foi concebido um programa para toda a comunidade FEUP.
“O propósito da iniciativa é o de sensibilizar estudantes, docentes, investigadores e colaboradores para a importância da engenharia na resposta aos novos desafios globais através de experiências imersivas e oportunidades de aprendizagem que relacionam o conhecimento académico com a prática e a inovação sustentável”, avança Ana Carla Madeira, responsável pelo Comissariado para a Sustentabilidade.
As atividades, que resultam de uma parceria entre o Comissariado e os grupos estudantis da FEUP e ainda docentes e investigadores do Departamento de Engenharia Química e Biológica, incluem workshops, jogos e palestras.
O arranque das comemorações está agendado para as 11h com um Escape Room e um workshop de fabrico de pastas de dentes e desodorizantes. Em seguida, terá lugar o “Jogo FEUP Mastermind”, um desafio interativo que vai pôr à prova os conhecimentos da comunidade sobre sustentabilidade, e ainda um workshop sobre a transformação da casca de manga num creme hidratante ecológico.
O final da tarde está reservado para a palestra “What mindset are you tacitly embedding into your class?” de Isabel Rimanoczy, fundadora do LEAP – Leverage Resources, Expand awareness, Accelerate change and Partner, um grupo de trabalho sobre a mentalidade de sustentabilidade. A especialista em sustentabilidade e educação transformadora irá explorar as características da mentalidade que nos levou à atual crise ambiental, partilhando os resultados da sua investigação.
A esta palestra, integrada no âmbito do Projeto EDS@FEUP, segue-se a apresentação dos principais resultados alcançados até ao final do 2º ano de execução do projeto que visa a criação de condições para o desenvolvimento efetivo de competências em sustentabilidade nos diferentes ciclos de estudo na Faculdade de Engenharia.
“Assinalar o Dia da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável é reconhecer o papel essencial da engenharia na resposta aos desafios societais e no cumprimento da Agenda 2030 da ONU. A dinamização de iniciativas que sensibilizam a comunidade da FEUP para a sustentabilidade impulsiona as mudanças necessárias para um futuro mais equilibrado, consciente e responsável”, conclui Ana Carla Madeira.
Programação completa e mais informações aqui