Naquele que é o melhor desempenho de sempre da Universidade do Porto (U.Porto) no conceituado ranking anual da Quacquarelli Symonds (QS), que classifica as instituições de acordo com a sua reputação académica, reputação entre empregadores e produção científica, é a Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) que mais se destaca.
Engenharia Civil volta assim a uma posição de destaque, após um ano de interregno, a que se junta também Arquitetura e Ciências Farmacêuticas nas três áreas de estudo que figuram no “top 100” mundial do reputado ranking.
Para o Diretor do Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos da FEUP (DECG), Francisco Taveira Pinto, esta é mais uma prova da importância da Engenharia Civil no desenvolvimento do país e da sociedade. “Esta classificação enche de satisfação e orgulho toda a comunidade do nosso Departamento, a quem, em meu nome pessoal, agradeço todo o esforço e dedicação, na docência, na investigação e na transferência de conhecimento. É o corolário de vários anos de divulgação do que é verdadeiramente a Engenharia Civil, das suas múltiplas áreas de intervenção, da importância para a sociedade, para o país e para o seu desenvolvimento. Sem a Engenharia Civil nenhum país consegue verdadeiramente desenvolver-se”.
A nível nacional, a Engenharia Civil estudada na Universidade do Porto destaca-se, ainda, quando comparada com as outras instituições de ensino superior nacionais da área.
Num olhar mais alargado, as áreas da Ciência de Materiais, Engenharia Elétrica e Eletrónica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química encontram-se no grupo das 200 melhores.
De salientar que, na área das Engenharias e Tecnologia, a Universidade ascende 28 lugares, fixando-se agora na 177.ª posição do mundo.
Universidade do Porto na sua melhor prestação de sempre
O desempenho da U.Porto neste QS World University Rankings by Subject 2025 ganha uma dimensão ainda maior quando comparado com o das edições anteriores do ranking.
Na verdade, nunca a Universidade havia estado representada em tantas áreas de estudo – 31 – avaliadas pela QS. Com este resultado, a U.Porto supera as performances nos rankings de 2023 (representada em 28 áreas), 2022 e 2024 (27 áreas), alcançando a sua melhor prestação de sempre.
A avaliação das universidades contempladas no QS World University Rankings by Subject tem como base dados de inquéritos a empregadores e académicos de todo o mundo, bem como informação bibliométrica retirada da base de dados científica Scopus/Elsevier.