Fundada por um alumnus do Doutoramento em Informática, a NILG.AI foi escolhida pela Microsoft para integrar o Programa global de educação “Learn with Creators” da empresa americana.

Esta iniciativa da Microsoft conecta dez criadores de conteúdo online internacionais, nos quais está incluído o CEO da NILG.AI, Kelwin Fernandes, a uma comunidade que pretende expandir o acesso à educação em Inteligência Artificial, com o objetivo de partilhar conhecimento sobre o tema à escala global.

A startup de Kelwin Fernandes dedica-se a ajudar empresas a melhorar os seus processos de decisão e eficiência através da Inteligência Artificial, contando com recursos online dedicados que são partilhados através de um podcast, um blog, cursos, e um canal de Youtube.

Fundada em 2018, a NILG.AI tem tido uma ascensão bastante sólida, assente numa presença forte nas redes sociais, que a levou a ser escolhida para este programa da empresa norte-americana. O canal de Youtube foi criado em 2023 e conta com mais de 100 mil subscritores, onde a abordagem prática e estratégica de Kelwin Fernandes foca-se em ensinar empresas a adotar a Inteligência Artificial de uma forma mais eficiente e adaptativa.

Incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), a empresa do alumnus FEUP foi, também, recentemente premiada como Data Changemaker of the Year no DSPA Insights 2024 (na foto), graças a um projeto de Inteligência Artificial criado para otimizar a recolha e gestão de resíduos urbanos no Algarve.

18 anos de um Programa Doutoral de excelência

O Programa Doutoral em Informática foi proposto em 2007, junta as Universidades do Minho, de Aveiro, e as Faculdades de Engenharia e de Ciências da U.Porto (MAPi). O MAPi constitui uma aposta destas três Universidades no sentido de criarem, no norte do país, uma oferta de formação de 3.º ciclo, de elevada qualidade, na área de Informática, com um cariz iminentemente internacional, fortemente alicerçada em investigação de qualidade.

O MAPi visa formar profissionais que seja futuros líderes em Informática, especialmente dotados de boa formação científica, bons comunicadores, com iniciativa empreendedora, estando aptos a prosseguir uma carreira profissional como investigadores, como professores universitários ou como agentes de mudança em empresas com forte aposta em inovação.

O MAPi tem desenvolvido parcerias internacionais, nomeadamente com a Carnegie Mellon University, no âmbito do programa CMU-Portugal, conferindo grau duplo em Informática, e a parceria com a University of Texas em Austin, que em conjunto com outras parcerias pontuais, dão dimensão e visibilidade internacional ao programa. No âmbito destas parceiras, dezena de alunos já foram co-orientados por professores Portugueses e Americanos.