A proposta Transformando o ensino de Engenharia: um modelo integrado de aprendizagem multimédia, de quatro docentes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi distinguida com o Prémio Prática Pedagógica Inovadora 2025, atribuído pela Unidade de Inovação Educativa da Reitoria da U.Porto.
Com a conquista do segundo prémio, no valor de dois mil euros, a metodologia dos professores Lucas F. M. da Silva, Beatriz Simões, Eduardo Marques e Ricardo Carbas, foi um dos seis projetos vencedores da edição deste ano. A iniciativa distingue, anualmente, os projetos pedagógicos mais inovadores, desenvolvidos por docentes da Universidade do Porto.
O projeto da FEUP agora premiado consiste num conjunto de vídeos pedagógicos sobre ciência e engenharia dos materiais, com enfoque nas ligações adesivas, especialmente dedicadas a estudantes.
Esta metodologia tem por objetivo inovar no ensino das aulas teóricas, dada a necessidade de lecionar muita matéria e o pouco tempo disponível para interagir com o professor.
A equipa de investigação liderada por Lucas F. M. da Silva produziu mais de 130 vídeos, com cerca de 10 minutos cada, que são públicos e encontram-se disponíveis na plataforma Youtube, e tanto servem para as aulas que leciona na FEUP, como para toda a comunidade internacional, tanto em contexto académico, como no setor industrial.
Ao todo, foram seis as propostas vencedoras que receberam financiamento destinado a melhorar o ensino e a aprendizagem na U.Porto, podendo ser utilizado para a aquisição de equipamentos, licenças ou programa informáticos, mobiliário, serviços externos e outras aquisições.
Nota ainda para o projeto A comunidade como Prática: um espaço transdisciplinar e colaborativo de intervenção, que venceu o segundo prémio, ex aequo, com a iniciativa dos quatro docentes da FEUP, que resulta da cooperação entre docentes de sete faculdades da U.Porto, na qual se inclui Helena Sofia Lopes, psicóloga no Gabinete de Orientação e Integração da FEUP.
A entrega dos prémios acontecerá no dia 24 de março, no Salão Nobre da Reitoria, durante a Sessão Solene do Dia da Universidade 2025.