O trabalho foi desenvolvido ao longo de 12 meses (Foto: DR)

Com o objetivo de promover a melhoria contínua da qualidade dos seus produtos, a empresa ‘Pincelaria Pardal’ juntou-se à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) para estudar e encontrar novas técnicas para testar aplicadores de tinta.

Enquadrado no âmbito do projeto “Avaliação e Teste de Aplicadores de Tinta”, e apoiado pelo Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico – Vale Oportunidade de Investigação – Portugal 2020, o trabalho desenvolvido ao longo de 12 meses tem permitido estudar novas técnicas para testar aplicadores de tinta e melhorar a sua adaptação às tintas.

Para o efeito foram desenvolvidos diversos protocolos de aplicação de tinta de forma automática, recorrendo a um robô industrial de seis eixos e a diversas tintas, substratos, trinchas e rolos.

A equipa da Faculdade de Engenharia é coordenada por Joaquim Gabriel Mendes, docente do grupo de automação, instrumentação e controlo do Departamento de Engenharia Mecânica, e integra ainda os docentes António Mendes Lopes, do mesmo departamento, e Maria de Lurdes Lopes, do Departamento de Engenharia Civil, bem como o bolseiro Paulo Miguel Pereira.

A colaboração entre a empresa Pardal e a FEUP não se esgota aqui, uma vez que se esboçam já algumas dissertações de mestrado para o desenvolvimento de equipamento específico para o fabrico de aplicadores.