Perto de 1000 diplomados saem, todos os anos, da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) para ingressar no mercado de trabalho. Atenta às necessidades atuais das empresas no recrutamento de novos talentos, a Faculdade lançou em 2013 um programa de desenvolvimento de competências, recrutamento e gestão de carreira – o FEUP Career Path. O objetivo é oferecer um conjunto de ações que possam fazer a diferença no momento em que os recém-diplomados estão a iniciar o seu percurso profissional e que pode traduzir-se em palestras, workshops, visitas a empresas, programas de estágio, etc.

A Ernst & Young, líder global em auditoria, assessoria fiscal e de gestão, decidiu recentemente formalizar a colaboração com a FEUP no âmbito das atividades do FEUP Career Path. Do protocolo assinado, destaque para o reforço no desenvolvimento de soft skills , nomeadamente através de um programa desenhado para dotar os estudantes da FEUP de competências essenciais para o início da sua jornada no mercado de trabalho, bem como para a promoção de diversas ações que possam aumentar as taxas de empregabilidade.

João Alves, Country Managing Partner da Ernst & Young Portugal, acredita que este estreitar de relação com a FEUP se enquadra na cultura da multinacional, enfatizando a importância deste tipo de parcerias estratégicas. “Procuramos que o nosso papel na sociedade transcenda a vertente dos negócios e que assente igualmente num contributo efetivo e de apoio aos jovens na fase que precede a entrada no mercado de trabalho. Acreditamos que, mais do que criar empregos, é muito importante fomentar carreiras e foi por isso que nos juntámos à FEUP numa parceria que reflete a aposta nas novas gerações e nos novos talentos”, admite o responsável.

Para João Falcão e Cunha, Diretor da FEUP, este protocolo insere-se na missão da própria faculdade que inclui “a educação de profissionais competentes para trabalharem nos problemas e desafios das empresas”. Esta colaboração vem assim “complementar a educação universitária e permitir aos nossos graduados ser agentes de mudança e inovação nas empresas contribuindo para melhorar a sociedade”.

No decorrer deste ano, e de acordo com o compromisso agora assumido, a Ernst & Young vai ter ainda um papel de destaque na FEUP Job Shadowing, uma atividade que permite que um estudante acompanhe um profissional sénior na sua atividade diária.