A FEUP conta, à data, com 90 estudantes de Doutoramento estrangeiros inscritos (foto: D.R.)

O “International Doctoral Students Orientation Day” é a mais recente iniciativa criada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) para dar as boas vindas aos novos estudantes internacionais que ali começam o seu ciclo de estudos Doutorais.

Foi no passado dia 9 de outubro que decorreu a primeira edição deste evento, que contou com cerca de 50 participantes, ultrapassando até o número total de inscritos (46). Um facto que reflete a importância de uma estratégia integrada de ‘softlanding’ para os estudantes de grau, não só de Licenciatura e Mestrado, mas também ao nível de Doutoramento.

A sessão de acolhimento arrancou com as boas vindas lideradas por António Ferreira, Vice-Presidente do Conselho Científico da FEUP, e contou com a apresentação dos principais serviços de suporte que a Faculdade oferece – desde o ‘International Contact Point’, figura também recentemente criada, à possibilidade de fornecer apoio psicológico na própria FEUP e à ligação entre a Faculdade e o mundo empresarial.

Houve ainda tempo para uma breve intervenção de entidades parceiras com vista a uma maior integração dos futuros Doutorados na cidade a todos os níveis (UPTEC, InterNations, Talent Office da Câmara Municipal (Porto. for Talent) do Porto e PubhD Porto) e também para um momento de partilha de testemunhos de estudantes estrangeiros que ingressaram na FEUP em anos anteriores para o ciclo de Doutoramento. “Excelentes professores e colegas”, “ambiente multicultural”, “muitas oportunidades” e “excelente vinho e comida” foram os aspetos apontados por todos os intervenientes, que acrescentaram ainda várias dicas sobre como viver da melhor forma a vida no campus e na cidade do Porto.

A Faculdade de Engenharia recebeu, no atual ano letivo (2018/2019), um total de 90 estudantes estrangeiros de Doutoramento. Em termos de nacionalidades, as mais representadas são o Brasil (55 estudantes) e o Irão (6), que integram a lista de um total de 20 nacionalidades com presença no ciclo de estudos de Doutoramento da FEUP.