A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) acolhe, de 15 a 26 de novembro, a edição de 2021 da Winter School da EIT Manufacturing Doctoral School, uma nova escola doutoral europeia destinada a doutorandos na áreas da engenharia e especialmente focada nos domínios da inovação e empreendedorismo.

Sob o mote “Manufacturing in Mars”, esta Winter School surge como uma oportunidade para a mobilidade intercultural, interorganizacional e interdisciplinar e propõe um programa inovador integrado na lógica do “learning-by-doing”, intersetando as áreas da Ciência, Tecnologia e Artes.

Para além dos desafios a serem executados por equipas multidisciplinares de sete a 8oito membros, os participantes vão ter a oportunidade de visitar empresas, participar em eventos de networking com startups e empresários do setor, realizar sessões informativas com intervenientes do ecossistema local de inovação e empreendedorismo e conhecer a cultura e gastronomia tradicional do Porto.

“É uma excelente oportunidade para estudantes de doutoramento que estejam a trabalhar em problemas com ligação ou aplicação na indústria. Vai permitir que os estudantes conheçam os desafios que se colocam à indústria europeia e, através de uma abordagem baseada em (grandes) desafios, apliquem de forma criativa e colaborativa os seus conhecimentos científicos para propor uma solução”, avança Gil Gonçalves, professor do Departamento de Engenharia Informática da FEUP e diretor da comissão científica e industrial da EIT Manufacturing Doctoral School.

“Permite ainda desenvolver competências de liderança, inovação e empreendedorismo. A participação de estudantes, peritos e organizações europeias parceiras do EIT Manufacturing permitirá aos estudantes fortalecer a sua rede de contactos”, acrescenta aquele responsável.

A Winter School, que irá decorrer num formato misto (online e presencial), vai passar ainda pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, com atividades a decorrer no dia 25 de novembro.

Para participar, é necessário que o estudante efetue a candidatura a partir de uma temática de investigação no âmbito do doutoramento com relevância para a indústria da manufatura e com potencial de inovação empresarial.

As inscrições para a Winter School decorrem até 2 de novembro de 2021.

Mais informações aqui.

Uma verdadeira escola de inovação europeia

A FEUP foi uma das entidades envolvidas na criação da escola doutoral europeia, assinando o protocolo no final de 2020 juntamente com o Arts et Métiers Institute of Technology (FR), o Grenoble Institute of Technology and Management (FR), a Czech Technical University of Prague (CZ), a Slovak University of Technology in Bratislava (SL) e a University of Tartu (EE).

“É fundamental diversificar competências nos estudantes para que possam desenvolver e contribuir com soluções competitivas e que vão ao encontro das necessidades do mercado”, refere Gil Gonçalves acerca da iniciativa.

Criado pela União Europeia no âmbito do Horizonte 2020, o EIT Manufacturing é uma das oito Comunidades de Conhecimento e Inovação que integram o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), um organismo criado pela União Europeia e que visa fomentar as iniciativas de tecnologia e inovação no espaço europeu.

A iniciativa reúne mais de 50 parceiros europeus de 17 países líderes nos setores da indústria, educação e investigação. Entre os parceiros incluem-se, por exemplo, a Volkswagen, a Volvo, a Darmstadt University of Technology, a Comissão Francesa de Energias Alternativas e Energia Atómica (CEA), Fraunhofer-Gesellschaft, Siemens, Universidade Eslovaca de Tecnologia em Bratislava, Phillips, Procter & Gamble e Whirlpool Europe.

Esta comunidade de inovação interdisciplinar desenvolve atividades no Triângulo do Conhecimento (pilares Educação, Inovação e Mercado), tendo lançado recentemente os primeiros programas de educação que complementam os doutoramentos oferecidos pelas universidades parceiras focadas nas componentes de inovação e empreendedorismo.

A FEUP, assim como o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), participa nesta comunidade como Linked Third Party do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC-TEC).