É a maior competição de engenharia à escala europeia para estudantes universitários e vai acontecer em Zagreb, na Croácia, em julho. Mas antes, há que apurar as equipas que vão representar Portugal e Espanha na grande final europeia do EBEC Challenge. Uma decisão que se “joga” de 13 a 16 de maio, na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), durante a edição 2022 da EBEC Iberia.

Em luta direta vão estar equipas que se apuraram nas rondas locais dos diferentes núcleos do BEST da Península Ibérica e que englobam estudantes do Porto (FEUP ou FCUP), Lisbon (IST ou FCUL), Madrid (UPM e Madrid Carlos 3), Almada (FCT-NOVA), Coimbra (FCTUC) e Aveiro (UA).

O modelo da competição está testado e aprovado, privilegiando o formato 24 horas e a capacidade de improviso e adaptação em três modalidades distintas.

Na vertente Case Study , centrada na resolução de dois casos de estudo de problemas reais, os estudantes são desafiados a recorrerem a princípios de gestão. Já a competição de Team Design convida os estudantes a desenvolverem um protótipo com ferramentas de oficina, criando um modelo real e funcional através de materiais de baixo custo.

Por fim, na categoria de Innovative Design, o desafio passa por combinar a criatividade com o conhecimento  numa lógica de valorização de projetos tecnológicos onde seja demonstrado o impacto técnico, social, ambiental e económico da proposta.

Ana Margarida de Freitas, responsável pela equipa de Marketing da EBEC Iberia, acredita num bom resultado este fim-de-semana, dado o historial das equipas portuguesas na competição.

“No ano passado, os vencedores da nossa ronda regional ganharam a final eiropeia. Isto demonstra a qualidade dos nossos participantes e do nosso evento, tal como a significância que temos na Europa”, realça a responsável.

O resultado dos protótipos será apresentado no dia 16 de maio, segunda-feira, às 9h30, na FEUP. A entrada é livre.