O programa inclui uma visita à baixa da cidade, não esquecendo uma típica prova de Vinho do Porto.

Para assinalar o arranque do  segundo semestre e acolher os novos estudantes internacionais, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) organiza, nos dias 7 e 8 de fevereiro, os “Orientation Days”. O evento é destinado a cerca de 30 estudantes de mobilidade no âmbito dos programas ERASMUS, Ciência sem Fronteiras, MOBILE, Erasmus MUNDUS, assim como ao abrigo de acordos com outras universidades estrangeiras.

O programa inclui uma sessão de boas-vindas em inglês, cuja abertura será realizada por João Falcão e Cunha, coordenador do Programa Erasmus da FEUP, seguida de várias apresentações que versam sobre temas de interesse e de integração dos estudantes na FEUP. As atividades continuam com uma visita ao campus e uma confraternização intercultural num snack internacional, onde os estudantes são convidados a trazerem iguarias dos seus países. O segundo dia será marcado por uma visita ao centro da cidade do Porto, num programa cultural com direito a prova do vinho do Porto.

A primeira edição dos “Orientation Days” decorreu em setembro de 2012, dando as boas-vindas a cerca de 500 estudantes internacionais que escolheram a Faculdade de Engenharia como 1ª opção para um programa de mobilidade. Esta foi a maior participação de estudantes internacionais de sempre, correspondendo a 30% do total de candidatos para as áreas de engenharia a nível nacional, no que se refere ao novo programa Ciência sem Fronteiras, um programa do governo brasileiro que visa promover a internacionalização da ciência e tecnologia através do intercâmbio e da mobilidade internacional.