newsletter_300_200É caso para dizer que a viagem pela cidade do Porto continua! O Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) promove esta quinta-feira, dia 21 de julho, às 14h30, mais uma visita no âmbito do ciclo “Onde está a Engenharia Civil?”, desta vez sobre o passadiço técnico da Ponte Luiz I.

Para explicar a complexidade dos trabalhos desenvolvidos durante a obra de adaptação do tabuleiro superior para a passagem do Metro, está prevista uma palestra conduzida por Aníbal Costa, professor catedrático da Universidade de Aveiro. Licenciado em Engenharia Civil pela FEUP, Aníbal Costa fez o Doutoramento e Provas de Agregação em Engenharia Civil também pela FEUP. É presidente da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES) e especialista em Estruturas pela Ordem dos Engenheiros, onde é Membro Conselheiro.

Em parceria com a Direção Regional da Cultura – Norte, Aníbal Costa acompanhou as intervenções de reabilitação e reforço estrutural do património nacional. Tem trabalhado em vários projetos de colaboração com o tecido industrial procurando desenvolver técnicas de reparação e reforço de estruturas existentes, tendo essa colaboração originado mais de 500 relatórios técnicos. É editor de 15 livros com publicação nacional e internacional, autor de 68 capítulos de livros nacionais e internacionais, 83 artigos em revistas internacionais, 41 em revistas nacionais e mais de 500 artigos em conferências nacionais e internacionais. É orientador de inúmeras teses de Doutoramento e Mestrado.

O ciclo de vistas/conferências “Onde Está a Engenharia Civil?” é uma iniciativa que se destina ao público em geral. Com estas visitas guiadas, pretende-se mostrar a importância que a Engenharia Civil tem no desenvolvimento da cidade e no progresso da nossa Sociedade.

Organizadas pelo Departamento de Engenharia Civil da FEUP e pelo núcleo do Porto do IACES (International Association of Civil Engineering Students), estas visitas têm uma lotação limitada e estão sujeitas a inscrição prévia.