(foto: DR)

A iniciativa tem a duração de dois dias e promove a interação e networking entre todos os participantes (foto: DR)

O evento é organizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), com o apoio do Ministério da Agricultura e do Mar através da Direção Geral de Política do Mar (DGPM), e está agendado para os dias 4 e 5 de dezembro nas Caves Porto Cálem, em V. N. de Gaia. Uma iniciativa que conta com personalidades nacionais e internacionais na área da vigilância e monitorização marítima e que pretende discutir os desafios, tecnologias e dificuldades operacionais destes ramos de atividade.

Com o principal objetivo de juntar investigadores de várias áreas ligadas ao ambiente, ciência, tecnologia, leis e polícia marítimas de Portugal e do Espaço Económico Europeu (EEE), e de promover o debate sobre os novos desafios ligados ao universo dos oceanos, o Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática (LSTS) da FEUP organiza uma conferência de dois dias intitulada ‘Environmental Monitoring and Surveillance Challenges, Solutions and Opportunities’ (EMS2014)”.

Uma iniciativa essencialmente dirigida a investigadores do domínio da robótica, teoria de controlo, inteligência artificial, ciência da computação, engenharia elétrica e mecânica que pretende lançar o debate para estabelecer as prioridades de investigação e fomentar a cooperação no âmbito do programa EEA Grants, especialmente para o trabalho na área de sensores inteligentes, plataformas de monitorização e casos de teste de interoperabilidade. A Embaixada da Noruega em Portugal vai estar representada na sessão de abertura e o evento conta com a participação de João Fonseca Ribeiro, Diretor-Geral da DGPM.

O encontro está organizado de forma a promover a participação, interação e networking entre todos os participantes, com oportunidade de assistir a um conjunto de palestras, oferecendo um conjunto de palestras de especialistas com provas dadas em matéria de investigação e criação de tecnologia ligada aos oceanos, seguidas de momentos de reflexão entre todos. É ainda esperado que a audiência participe ativamente não apenas nos seus temas de especialização, mas em todas as apresentações que vão desde a ciência e tecnologia, física, biologia, geologia e oceanografia química, genética, bio-diversidade, toxicologia, microbiologia, entre outros.

As inscrições podem ser efetuadas através do e-mail [email protected]. Para aceder ao programa do evento e obter mais informações, clique aqui.