newsletter_300_200pxA adoção de um modelo de economia circular representa um enorme desafio e, ao mesmo tempo, uma enorme oportunidade para a Indústria nacional. Ciente dos desafios e oportunidades, a Comissão de Ligação à Indústria da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) decidiu promover uma palestra sobre “Economia Circular”, no próximo dia 4 de outubro, no âmbito do ciclo de conferências “A Voz da Indústria”

Atravessamos uma época marcada pela escassez de recursos naturais o que ao nível da indústria se traduz na necessidade de mudar o paradigma no que se refere à gestão dos recursos. Fala-se da transição de um modelo linear de produção para um modelo circular, onde os materiais são devolvidos ao ciclo produtivo através da reutilização, recuperação e reciclagem.

Questões como a gestão eficiente dos resíduos, o ciclo de vida dos produtos e o eco design estão na primeira linha da agenda política da União Europeia. Para responder às necessidades do Mercado, torna-se fundamental desenvolver e implementar uma estratégia que fomente a transição de uma economia linear para uma economia circular que garanta a eficiência na utilização de recursos com benefícios económicos globais associados.

É este o tema principal do debate, que contará com a presença dos especialistas Sofia Santos (BCSD Portugal), Jorge Portugal (COTEC), Rafael Campos Pereira (CIP), e Gary Crowford, Vice-Presidente para os Assuntos Internacionais na VEOLIA. A sessão será moderada por Maria de Lurdes Lopes (professora catedrática da FEUP e membro da Direção do Cluster Smart Waste Portugal). O encerramento ficará a cargo de Carlos Martins, secretário de Estado do Ambiente.

 Sobre  “A Voz da Indústria”

É um ciclo de conferências que pretende promover o debate e a discussão sobre temáticas emergentes e com interesse a todos os que trabalham no sector industrial nacional. “A Voz da Indústria” – assim se denomina o ciclo de conferências – vai realizar sessões de forma regular e tem por objetivo principal aproximar o mundo académico dos industriais e dos decisores económicos, profissionais de extrema importância no impulsionar da economia nacional.

Este ciclo de conferências é uma iniciativa da Comissão de Ligação à Indústria da FEUP, organismo que promove ativamente a cooperação com os parceiros industriais e é o ponto de contacto para a criação de sinergias das empresas com a FEUP e para a eficiente transferência de conhecimento científico e tecnológico para a esfera empresarial.