Está de volta a Career Fair, a feira de emprego da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que este ano aposta num formato online. É uma estreia em 20 anos de edições de feira de emprego, criada para garantir todas as condições de segurança em contexto de pandemia. De 12 a 15 de outubro, 80 empresas vão querer recrutar os melhores talentos da Faculdade de Engenharia que conta já com 650 finalistas inscritos.

“É um número que nos deixa satisfeitos, num ano em que tudo teve de se reajustar, o que demonstra um efetivo interesse dos estudantes em preparar a sua integração profissional”, destaca Marta Rodrigues, responsável pela Unidade Talento da FEUP.

“A adesão das empresas a este novo formato deixou-nos extremamente confiantes de que os graduados de engenharia vão continuar a ter uma  alta colocação no mercado de trabalho”, acrescenta.

Feira em formato virtual

A feira vai acontecer praticamente nos mesmos moldes do que já é habitual, apenas transferindo para o ambiente virtual o “Espaço Empresas” que habitualmente acontece ao longo do corredor B, uma das artérias principais da Faculdade de Engenharia, estando garantido que todos os estudantes interessados vão poder contactar com as empresas participantes.

Trata-se de uma oportunidade única para trocar ideias – seja em formato chat ou por videochamada -, para consultar informação mais detalhadas sobre o trabalho que cada empresa desenvolve e para se apresentarem diretamente a futuros empregadores.

As empresas têm a possibilidade de participar com um stand virtual e nas atividades “Flash Interviews” e “Pitch me“. As Flash Interviews funcionam como uma primeira entrevista de seleção e recrutamento com um caráter exploratório e destinam-se aos estudantes e graduados previamente selecionados pelas empresas, visando a real contratação, atribuição de estágios profissionais ou de projetos para dissertações de mestrado. O “Pitch me é uma atividade de marketing pessoal e profissional, que permitirá a 30 finalistas e/ou recém-graduados apresentarem-se em 90 segundos a um grupo selecionado de empresas.

“O core da FEUP Career Fair passa por privilegiar esta relação próxima com as empresas ligadas à área da engenharia e os nossos estudantes, proporcionar-lhes as melhores oportunidades e facilitar o acesso ao mercado de trabalho com as melhores referências nacionais e também multinacionais interessadas no talento da FEUP”, conclui Marta Rodrigues.

Sobre a FEUP Career Fair

A primeira edição da feira aconteceu em 1997/98 e começou por privilegiar apenas o contacto entre estudantes e o meio empresarial, num espaço de exposição de empresas com o objetivo de potenciar estágios e saídas profissionais dos estudantes (JOB SHOP).

Em 2005 passou a promover o debate de temáticas com interesse para a comunidade empresarial e académica bem como o reforço das relações entre a FEUP e as empresas, incluindo conferências e workshops (FÓRUM-EMPREGO). Foi um modelo de grande sucesso, o que levou a que a iniciativa se focasse nas empresas e na promoção de debates sobre temas atuais na área da engenharia (ensino e investigação) e a visita de empresas aos centros e laboratórios de investigação da FEUP (FÓRUM-EMPRESAS).