Já se sabe qual é a ideia mais sustentável de 2020 na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP): uma solução Wake-on-LAN (WoL), que permite a cada membro da comunidade ligar e desligar os seus computadores a partir de casa.

O hábito de deixar o computador ligado em alguns gabinetes e laboratórios da FEUP, para a eventualidade de ser necessário trabalhar a partir de casa, levou Ricardo Cruz, autor do projeto e doutorando em Informática e assistente convidado no Departamento de Informática, a refletir sobre uma possível forma de colmatar o problema.

“Estamos a falar de um consumo energético considerável que não se traduz em trabalho útil, uma vez que dois ou três computadores gastam tanto quanto um frigorífico”, explica.

A solução apresentada por Ricardo Cruz passa pela utilização de um método que permite ligar remotamente um computador, estando este totalmente desligado e sem que esteja em modo de hibernação, através de qualquer computador com ligação à Internet.

O autor do projeto garante que, embora pareça magia, é apenas uma funcionalidade pouco conhecida que existe em qualquer computador moderno. Após terem ativado a funcionalidade nos computadores da faculdade, os utilizadores terão de ligar o respetivo computador a partir de casa, usando uma aplicação para esse efeito. Essa mesma aplicação enviará um sinal pela rede de internet, que é captada pelo computador na faculdade, permitindo ligá-lo.

O planeta agradece

Esta pequena mudança, que pode ser adotada por todos e que tem aplicabilidade em qualquer instituição ou empresa, está diretamente ligada com a melhoria da eficiência energética, tendo impacto na sustentabilidade global do planeta.

“Além da produção sustentável da energia, que é crítica, é preciso olhar também para o lado do consumo, de forma a não desperdiçar energia, sendo um dos objetivos dos países pertencentes à Organização das Nações Unidas no período 2015-2030”, avança Ricardo Cruz.

Ricardo Cruz vai mais longe e lança a sugestão de associar a funcionalidade WoL a “um pequeno prémio atribuído ao departamento da FEUP que conseguisse reduzir significativamente o uso de energia nos seus laboratórios e gabinetes”.

O concurso “Mais Ideias Sustentáveis” conta já com cinco edições, permitindo cumprir dois grandes objetivos: sensibilizar a comunidade FEUP para as questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável e recolher ideias que possam ser implementadas e que contribuam para o bem-estar da comunidade e para a sustentabilidade da instituição.