Com que tipo de ferramentas poderemos enfrentar esta era de notícias falsas e tempos de desinformação? E como poderemos ser melhores na comunicação dos resultados científicos aos olhos do público? E como estar preparado para situações de comunicação de crise nas organizações? Foi este o mote da primeira edição da “Porto Communication in Higher Education: Building Trust”, uma Staff Week totalmente orientada para profissionais da área da comunicação no Ensino Superior, que decorreu de 13 a 17 de junho, na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP).

Durante uma semana, 70 profissionais de gabinetes de comunicação de várias universidades europeias (França, Polónia, República Checa, Alemanha, Itália, Letónia, Chipre, Suécia, Lituânia, Reino Unido, Áustria, Espanha, Roménia e Portugal) tiveram a oportunidade de aprender e debater temáticas com académicos e consultores com trabalho reconhecido nas áreas da Comunicação Estratégica (Teresa Ruão/Sara Balonas – Universidade do Minho), ou valorização da Divulgação de Ciência na Sociedade (Joana Lobo Antunes/Sílvio Mendes – Técnico Lisboa).

Em reflexão esteve igualmente a utilização eficiente das novas plataformas de comunicação no envolvimento de novos públicos (Ole Frank Nielsen – Universidade de Aarhus, na Dinamarca) e o contributo dos próprios investigadores e cientistas na construção dessa rede (Andreia Pinho – ScienceWave). Tudo isto sem esquecer a gestão da Comunicação de Crise e a Reputação e Notoriedade das Marcas/Instituições (Elsa Lemos – Consultora).

Além das sessões plenárias, houve espaço para visitar a Reitoria e alguns centros de investigação e estruturas ligadas à U.Porto: Ciimar, UPTEC e i3S, bem como a Galeria da Biodiversidade, Jardim Botânico e o Círculo Universitário.

O programa incluiu ainda uma visita a alguns locais emblemáticos da cidade do Porto.

A importância de uma Staff Week sobre comunicação

A notoriedade e reputação das instituições está ativamente dependente da proatividade dos comunicadores no que toca à definição de estratégias de comunicação para conquistar a confiança dos seus diferentes públicos. A gestão da comunicação nas organizações tem ganho cada vez mais relevância no mundo globalizado e é importante acompanhar e responder a estas tendências.

“As instituições de ensino superior são epicentros privilegiados sobre as tendências do futuro em muitas áreas do conhecimento e isso deve aplicar-se também à forma como comunicam interna e externamente”, avança Raquel Pires, principal responsável por esta primeira edição da Staff Week da FEUP.

“É preciso que as escolas encarem a comunicação estratégica como um dos vetores principais da sua missão e saibam acompanhar a velocidade do espaço mediático, porque é também aqui que muita da notoriedade das organizações se constrói”, conclui a coordenadora da Comunicação Corporativa da Faculdade de Engenharia.