(foto: Egídio Santos)

O congresso assume-se como uma oportunidade única para dar a conhecer a oferta formativa da FEUP (foto: Egídio Santos)

É o primeiro Congresso Doutoral Português na área de Engenharia e vai realizar-se de 11 a 12 de junho na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Uma iniciativa pioniera em Portugal que pretende reunir estudantes de todas as áreas e escolas de Engenharia, promover o networking e a interdisciplinaridade entre os participantes e aproximar a Indústria e o Ensino da Engenharia, dando visibilidade ao alto nível de investigação desenvolvido no âmbito dos doutoramentos da FEUP, muitas vezes em parceria com empresas.

Com mais de 200 submissões confirmadas e que abrangem áreas da engenharia civil à biomédica, o Congresso Doutoral em Engenharia prevê a presença de várias centenas de participantes. Organizado quase exclusivamente por estudantes, o evento pretende ser uma oportunidade dos participantes desenvolverem competências transversais e transferíveis, necessárias ao longo do ciclo de estudos e úteis no mercado de trabalho: organização de eventos científicos, submissão de resumos, revisão de abstracts, criação de posters, comunicação pública, entre outras.

A primeira edição do congresso conta com variadas palestras de relevo a quem caberá abordar uma conjuntura atual onde vários desafios se colocam aos doutorados. De destacar a palestra sobre os efeitos da garantia da qualidade durante o doutoramento para a empregabilidade dos doutorados, pela responsável na área na European University Association, Melita Kovačević. Também a importância para a “Ordem dos Engenheiros” da formação doutoral será abordada pelo Bastonário da Ordem e os desafios e oportunidades relacionados com a valorização do conhecimento e a transferência de tecnologia, incluindo o valor das patentes, serão abordados pelo Presidente da Agência de Inovação e pelo European Patent Attorney, Luís Ferreira.

Para assinalar o momento, haverá ainda uma sessão de boas-vindas liderada pelo Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, com a presença de João Falcão e Cunha, Diretor da FEUP e José Pedro Nunes, Presidente da Associação de Estudantes da FEUP.

O evento agrega ainda vários simpósios paralelos em áreas da Engenharia como a Biomédica, a Civil, a Eletrotécnica e de Computadores, a Física, a Gestão e Engenharia Industrial, a Mecânica, as Políticas Públicas, a Química e Biológica, a Segurança e Saúde Ocupacional e Sistemas Energéticos Sustentáveis. No sentido de dar voz aos estudantes graduados e à partilha de experiências entre participantes, a iniciativa contempla ainda sessões conduzidas por Alumni doutorados da FEUP e workshops em diferentes áreas da engenharia e em competências transversais e transferíveis, as chamadas “soft skills”, muito valorizadas pelas empresas. Um congresso que se assume como uma ocasião única para conhecer a oferta formativa de doutoramentos da FEUP, cujo prazo para inscrições se encontra aberto até ao próximo dia 11 de junho.

Inscrições e mais informações em : www.fe.up.pt/dce.