É a primeira vez que o estado de Minas Gerais, no Brasil, organiza um evento da rede BIN@: de 18 a 20 de outubro, a cidade de Belo Horizonte vai receber mil participantes com o objetivo de impulsionar a inovação que torna o mundo mais saudável, seguro, inteligente e sustentável. Promovido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), em parceria com a FCJ Venture Builder, a iniciativa pretende conectar a academia com o mercado de trabalho, identificando boas oportunidades de negócio e novas parcerias.

Subordinado ao tema “The Growth of Innovation Economy”, o BIN@Minas contará com palestras, debates e workshops durante os três dias de evento. O objetivo passa por gerar soluções para os novos desafios globais na era da inovação centradas, sobretudo na inovação casada com a sustentabilidade em várias temáticas: a manufatura inteligente e digital para uma produção sustentável, no ESG (Environmental, Social and Governance) e a cultura organizacional, na transição para as energias de baixo carbono, nas discussões sobre os desafios da mobilidade elétrica, na inovação para um agribusiness sustentável, entre outros.

“A colaboração entre a FCJ e a FEUP com a rede BIN@ demonstra o reconhecimento da importância da universidade como berço de inovações e geração de conhecimento”, explica Flávia Guerra, diretora de expansão Europa da FCJ Venture Builder.

“Estreitar essa ponte entre a academia e o mercado é dever de todos que participam da inovação. É um ponto que a FCJ defende. Isso beneficia a todos no ecossistema de inovação e empreendedorismo”, acrescenta a mesma responsável.

A participação da FEUP

A Faculdade de Engenharia vai marcar presença no evento com uma comitiva de 10 pessoas que têm estado na vanguarda da inovação em projetos de investigação e que têm participada em várias edições da rede.

Pedro Coelho, Head da INOV Unit da FEUP, mostra-se satisfeito com o legado da rede BIN@: “Após mais de 12 anos de atividade, olhamos para trás e vemos muitas parcerias criadas, muitos projetos colaborativos gerados, acordos de transferência de tecnologia, oportunidades de softlanding para startups, tudo resultado das inúmeras atividades promovidas (eventos, missões internacionais, oportunidades de (pré)incubação para startups, ações de formação, entre outras)”.

O responsável realça ainda que “devido à atividade realizada e ao impacto gerado, a rede BIN@ foi recentemente identificada pela EUGLOH (Aliança Universitária Europeia para a Saúde Global) – da qual a Universidade do Porto é um dos membros fundadores – como uma boa prática na promoção da transferência de conhecimento, do empreendedorismo e da inovação”.

Sobre a rede BIN@

Há mais de 10 anos que a rede BIN@ tem vindo a crescer. É um dos principais encontros globais sobre práticas, tendências e oportunidades de inovação. A rede conta com mais de 4 mil delegados espalhados por 60 países e já marcou presença no Brasil em edições passadas, quer na cidade de São Paulo, como em Ribeirão Preto.

A plataforma resulta da parceria entre a FEUP, Universidade de Sheffield (Reino Unido) e a Universidade de São Paulo (Brasil).