Em linha com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovidos pela Organização das Nações Unidas, a Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) acaba de lançar o projeto [email protected] (Educação para o Desenvolvimento Sustentável), que visa a criação de condições para o desenvolvimento efetivo de competências em sustentabilidade nos diferentes ciclos de estudo na instituição.

Num contexto em que a criação de competências em matéria de sustentabilidade, especialmente nas formações em engenharia, constitui um fator crítico na resolução dos principais desafios à escala global, a proposta da FEUP apresenta diferentes eixos de atuação: formação de docentes, integração da EDS em unidades curriculares selecionadas, ações de caráter transversal (ex: educação não formal e desenvolvimento de conteúdos dedicados para público especializado e não especializado) e comunicação interna e externa.

O projeto [email protected], cujo objetivo máximo passa pela consolidação de uma cultura de sustentabilidade na FEUP, desenvolve-se, numa primeira fase, com formações a cargo de especialistas internacionais a um grupo piloto de docentes, para que estes possam transmitir conhecimento à restante comunidade.

Os docentes formados, juntamente com a comissão executiva e a comissão de acompanhamento do projeto, promoverão a integração da EDS nos planos curriculares dos ciclos de estudos da FEUP, através da adaptação dos conteúdos de unidades curriculares existentes e da criação de novas UCs de natureza transversal com conteúdos programáticos de referência.

No âmbito do projeto vão ser ainda desenvolvidos conteúdos e recursos dedicados à temática da EDS, quer para formação interna de docentes, investigadores, técnicos e estudantes, quer para o público geral.

Outras atividades incluem a realização de palestras abertas a toda a comunidade, atividades em colaboração com os grupos estudantis da FEUP e ações de promoção da inovação para a sustentabilidade na instituição.

Apelando ao envolvimento de toda a comunidade, o [email protected] é reflexo de um comprometimento da instituição com o Desenvolvimento Sustentável, tendo sido promovido pela direção da Faculdade com o envolvimento de um grupo de trabalho onde se incluem docentes de todos os departamentos e o Comissariado para a Sustentabilidade.

A sessão de lançamento do projeto [email protected] terá lugar no próximo dia 13 de maio, a partir das 9h00, na Sala B032 da FEUP.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.