newsletter_uporto_300_200A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) apresenta oficialmente hoje, 25 de maio, o novo Mestrado em Engenharia de Software (MESW). É um novo ciclo de estudos, com arranque previsto para setembro 2016, e com duração de dois anos, numa área que se caracteriza pela aplicação de abordagens sistemáticas, disciplinadas e quantificáveis para o desenvolvimento, operação e manutenção de sistemas de software.

Em linhas gerais pode dizer-se que a Engenharia de Software se preocupa com metodologias, técnicas e ferramentas para gerir todo o ciclo de vida do software, que acaba por resultar na procura continua de qualidade do software e o amadurecimento da indústria e desenvolvimento desta área. De acordo com Ana Paiva, directora do novo mestrado da FEUP, o objetivo com este novo ciclo de estudos passa por “promover a excelência da qualificação em aspetos avançados e nucleares da Engenharia de Software, desde os seus fundamentos teóricos até à integração de tecnologias informáticas nas organizações”.

A aposta no MESW justifica-se pela dependência crescente que a sociedade tem do universo das novas tecnologias. Espera-se assim que os graduados do novo mestrado sejam profissionais “absolutamente indispensáveis à indústria de software, capazes de gerir projetos de grande dimensão, complexidade e restrições impostas pelo Mercado”, admite Ana Paiva. “Portugal precisa de ser capaz de formar as pessoas capazes de estar no topo da hierarquia técnica da indústria de software mundial”, conclui.

A sessão de abertura vai acontecer às 18 horas do dia 25 de maio, na sala B032 da FEUP, e conta com a participação de várias empresas nacionais e internacionais prestigiadas no ramo da engenharia de software.

A segunda fase de candidaturas ao novo mestrado decorre até dia 8 de agosto. Mais informações disponíveis na página do Mestrado em Engenharia de Software.