A Associação Business Roundtable Portugal (Associação BRP) e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) anunciaram esta quarta-feira, 15 de fevereiro, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o lançamento do programa INOV CONTACTO REVERSE, uma iniciativa que vai permitir às empresas portuguesas oferecer estágios em Portugal a jovens estrangeiros que completam o seu mestrado em Portugal.

O objetivo passa por tirar partido do talento internacional a estudar em universidades portuguesas – cerca de 70 mil estudantes -, e atraí-los para as empresas nacionais, reforçando a disponibilidade de quadros internacionais e contribuindo para fortalecer as competências e visão internacional destas organizações.

A FEUP é a primeira instituição de Ensino Superior nacional a integrar este projeto-piloto, que arranca ainda no primeiro semestre deste ano.

A globalização é um fator crítico para o crescimento e reforço da competitividade das empresas e, consequentemente, para a criação de riqueza nacional. De acordo com as entidades responsáveis pelo programa INOV CONTACTO REVERSE, a presença de talento internacional nas empresas irá contribuir para uma capacitação das equipas locais com conhecimento das dinâmicas e cultura do mercado do país de proveniência desses talentos, possibilitando-lhes um maior potencial de expansão do negócio nesses mesmos mercados.

Por outro lado, os talentos internacionais podem, no futuro, representar ativos importantes no contexto em que regressam ao país de origem, mas mantêm o vínculo com a empresa, levando consigo o know-how das duas geografias e tornando-se embaixadores das empresas portuguesas e de Portugal noutros mercados, bem como no mercado nacional.

Para Rui Calçada, diretor da FEUP “esta é uma iniciativa à qual a faculdade se associa com entusiasmo, ciente da mais-valia para as empresas da diversidade e competências da sua comunidade internacional de estudantes”. E acrescenta que “a faculdade tem políticas ativas de integração intercultural dos mais de 1.200 estudantes estrangeiros de grau que acolhe, e participa desde 2021 na rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes do Alto Comissariado para as Migrações.”

O responsável máximo da faculdade destaca ainda que “a formação científico-técnica de classe mundial oferecida nos cursos da FEUP é complementada com competências transversais essenciais para a vida profissional e cívica, e é realizada em grande proximidade com o tecido empresarial, nas perspetivas de valorização do conhecimento e desenvolvimento do talento”.

Um novo boost para a economia portuguesa

Já para o Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques “esta iniciativa assenta no sucesso de um programa de referência da AICEP –  Inov Contacto – que durante 25 anos alcançou resultados assinaláveis quer ao nível do impacto na competitividade das empresas, quer da passagem à vida ativa e progressão na carreira dos jovens que o têm integrado. O INOV CONTACTO REVERSE tem todo o potencial para se tornar num novo instrumento relevante para a promoção do crescimento empresarial e da internacionalização da economia portuguesa”.

Vasco de Mello, Presidente da Associação BRP, nota por sua vez que “a concretização deste programa vai possibilitar às pequenas e médias empresas portuguesas, mas também às grandes, aprofundar o seu conhecimento em mercados estrangeiros estratégicos para estas, facilitando o seu processo de expansão internacional”.

“Esta é mais uma medida concreta em colaboração com a AICEP, que acreditamos poder vir a fazer a diferença no apoio ao crescimento das nossas empresas. Atualmente em Portugal existe uma sub-representatividade de grandes empresas, e nesse sentido temos vindo a apresentar um conjunto de propostas pragmáticas que abrem caminho ao aumento de escala do nosso tecido empresarial. São as empresas maiores que produzem mais, pagam melhores salários e proporcionam mais oportunidades de crescimento e desenvolvimento aos seus colaboradores, potenciando, nessa medida, o crescimento do país”, finaliza o responsável.

A internacionalização do talento

O INOV CONTACTO REVERSE vai arrancar com um projeto piloto que prevê a realização de estágios remunerados de 6 meses, em contexto real de trabalho, onde cada talento terá a oportunidade de colaborar com uma das entidades de acolhimento – empresas parceiras do programa. Para a concretização do piloto, a iniciativa irá contar com a participação de 10 empresas da Associação BRP que, no seu conjunto, vão disponibilizar 12 estágios.

O projeto vai permitir testar o modelo de funcionamento do programa, que tem como base o Inov Contacto, e assegurar a adaptação do programa tendo em conta as especificidades deste conjunto de talento, permitindo assim repetir o sucesso do programa original na captação e capacitação dos jovens com competências de internacionalização.

Segundo Filipe de Botton, membro da Associação BRP e líder do Grupo de Trabalho da Globalização, “existe atualmente em Portugal uma dificuldade em aceder a talento qualificado. Olhámos para os 70 mil jovens estrangeiros a estudar nas nossas universidades como uma oportunidade para reter esse fator de qualidade no país que eles escolheram para o seu mestrado. Tal retenção irá criar competências, fazer crescer, mas também acelerar a globalização do nosso tecido empresarial, no sentido de tornar as PME maiores e mais competitivas”.

A partir de setembro, as entidades promotoras do programa acreditam estar em condições de aumentar o número de estágios, passando a ocorrer em paralelo com o Inov Contacto.

À semelhança das outras iniciativas enquadradas na parceria entre a Associação BRP e a AICEP, a expectativa é que outras empresas e organizações que se associem enquanto entidades de acolhimento.