A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) concluiu recentemente a empreitada de instalação de uma nova unidade de produção fotovoltaica de autoconsumo. Trata-se do culminar de uma obra que durou seis meses e que incluiu a instalação de 708 painéis nas coberturas de alguns edifícios do campus da FEUP, numa área que ronda os 1420 m², sendo a potência instalada de 280 kW DC.

Além de contribuir para a implementação de políticas sustentáveis de energia, a instalação destes painéis vai permitir também reduzir os custos relativos ao consumo de eletricidade. Todo o processo, desde a preparação do Caderno de Encargos até à conclusão da empreitada, contou com o  apoio técnico de Cláudio Monteiro, professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica.

“Estima-se que esta instalação produza 412 MWh (produção equivalente ao consumo de 260 habitações), o que representa cerca de 7% do consumo anual da FEUP em energia elétrica em 2019 e uma poupança anual nos custos na ordem de 50 mil euros”, refere Carlos Rodrigues, vogal do Conselho Executivo da FEUP com o pelouro das instalações. No que diz respeito a emissão de CO₂, os valores estimados apontam para uma redução de 82 toneladas por ano.

Os custos totais com a obra executada pela empresa DST Solar foram suportados na totalidade por verbas Santander (no âmbito do protocolo com a U.Porto). Neste momento está a decorrer o processo de registo no Sistema Eletrónico de Registo de Unidades de Produção (SERUP), estando prevista para breve a entrada em funcionamento da instalação.

Em prol da sustentabilidade do campus

Com uma área construída superior a 85.000 m2 e um uso diário muito intensivo, a Faculdade de Engenharia tem revelado uma forte preocupação com a eficiência energética nas suas instalações. Nos últimos cinco anos, os Serviços Técnicos Manutenção têm vindo a implementar medidas que conduziram a uma diminuição sustentada do consumo anual de energia, que se refletiu numa poupança nos custos superior a 135 mil euros em 2019 quando comparado com o valor de 2014.

Foi o caso da substituição de fontes de iluminação para equipamentos LED, iniciada em 2015, de modo a baixar os consumos ligados à iluminação artificial nos espaços de uso comum de todos os edifícios: corredores, instalações sanitárias, elevadores e caixas de escadas, assim como todas as salas de aula e computadores do bloco B, o edifício da Biblioteca e o Centro de Informática e também o dos Serviços Administrativos, além dos parques de estacionamento.

No âmbito das medidas de apoio à mobilidade sustentável, foram instalados dois pontos de carregamento de veículos elétricos (carregadores rápidos) localizados no parque de estacionamento P1, que permitem o carregamento simultâneo de quatro veículos.

A utilização destes carregadores é reservada a Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) aderentes à rede MOBI.E que sejam simultaneamente membros da comunidade FEUP ou outros devidamente autorizados. A instalação foi parcialmente financiada pelo Fundo Ambiental no âmbito de concurso aberto em 2018 para apoio à aquisição e instalação de postos de carregamento de veículos elétricos em campi universitários.

Para breve está ainda prevista a instalação de carregadores fotovoltaicos para bicicletas elétricas, tendo sido já instaladas tomadas exteriores para o carregamento das baterias das bicicletas elétricas bem como bicicletários em diferentes pontos do campus no âmbito do projeto U-Bike  da U.Porto.