Unidade curricular tem como objetivo ajudar os estudantes a trabalhar em contextos globais.

Formar engenheiros capazes de solucionar problemas globais e multidisciplinares. Este é um dos principais objetivos da unidade curricular (UC) “The Next Generation Engineer – Global Engineering”. Lecionada simultaneamente aos futuros engenheiros mecânicos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e da Universidade de Maryland (UMBC), em Baltimore (EUA), esta UC foi recentemente premiada pela Student Affairs Administrators in Higher Education (NASPA), com o prémio “Best Practices in International Higher Education Award”, na categoria Global Partnerships.

Destinadas aos estudantes do 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica (MIEM) da FEUP e da UMBC, as aulas foram apresentadas por vídeo-conferência pelos professores Marc Zupan (da UMBC e investigador da FEUP), Anne Spence (UMBC), António Barbedo Magalhães, Abel Santos e José Bessa Pacheco, do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP.

Durante as aulas, os estudantes foram integrados em equipas multiculturais, com o desafio de desenvolver trabalhos sobre problemas globais e multidisciplinares, propondo soluções aceitáveis no quadro cultural e social do país a que se destinam ou à escala global.

Os professores da FEUP e da UMBC destacam que, através desta unidade curricular, os estudantes puderam desenvolver capacidades e competências importantes para as futuras gerações de engenheiros, que terão que trabalhar, cada vez mais, em contextos globais.

O prémio será entregue no dia 17 de março de 2013, durante o NASPA International Symposium, que vai decorrer em Orlando, Florida.