Chama-se Sonae IM LAB@FEUPsurge na sequência da adesão da Sonae IM ao programa FEUP Prime da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP): o novo laboratório foi apresentado na passada sexta-feira, no Departamento de Engenharia Informática da FEUP.

Com esta parceria pretende-se incentivar a cocriação de conhecimento e o desenvolvimento de tecnologias na área da engenharia informática e também promover a inovação e competitividade das empresas no setor, contribuindo para o emprego científico altamente qualificado. Nesse âmbito, está prevista a realização de projetos de investigação conjuntos entre a Sonae IM e empresas a ela associadas e a FEUP que reflitam, de forma integrada, interesse para a FEUP e satisfação de necessidades das empresas.

Parceria visa incentivar o desenvolvimento de tecnologias na área da engenharia informática e promover a inovação e competitividade das empresas no setor. (Foto: DR)

A economia digital, os novos modelos de negócio, a segurança e a privacidade são alguns dos muitos desafios, mas também oportunidades, que as empresas enfrentam hoje em dia. Com a inauguração deste laboratório passa a ser possível construir uma comunidade de conhecimento conjunto na área de engenharia informática de forma a potenciar o impacto prático da inovação no mercado.

Para aos membros associados da Sonae IM, esta é a oportunidade de receber nas suas instalações estudantes altamente qualificados, com os conhecimentos e competências necessários para apoiar projetos de I&D, concebidos e realizados em parceria com a academia, capazes de potenciar a colocação no mercado, de forma sustentada, de novos produtos e soluções com elevado conteúdo tecnológico e de inovação.

Para João Paiva Cardoso, Diretor do Departamento de Engenharia Informática da FEUP, esta iniciativa reveste-se de uma importância grande uma vez que ” irá permitir fortalecer ainda mais as sinergias entre a indústria e a academia, acelerando a concretização de projetos de investigação científica, financiados diretamente pela indústria, e para a indústria, em desafios de grande impacto científico, tecnológico e empresarial.”

Eduardo Piedade, CEO da Sonae IM, refere que “a concretização deste laboratório e o seu contributo para a investigação em Inovação de forma colaborativa com a academia, reforçará a estratégia da Sonae IM, de investir em negócios e tecnologias inovadores à escala global. A parceria, que antecipamos extremamente frutuosa, deixa-nos muito orgulhosos, não só por proporcionar oportunidades de cocriação de conhecimento altamente valorizado no mundo empresarial, como também por contribuir para a qualificação dos futuros profissionais do setor.”